O que é modelagem de roupas? A gente te explica!

o-que-e-modelagem

Quem acompanha o blog sabe que aqui, entre uma postagem e outra, falamos bastante sobre moldes. Mas espera aí: o que é modelagem de roupas? Ainda não tínhamos nos flagrado que nunca fizemos um post sobre o assunto, e foi aí que surgiu a ideia de esclarecer a questão, fazendo comparativos e ensinando a como fazer de dois modos diferentes. Iniciantes, esta é a hora de botar tudo em pratos limpos!

O que é a modelagem
de roupas? Como posso fazer?

A modelagem de roupas nada mais é que o processo inicial da confecção de uma peça, seja ela feminina ou masculina ou de tamanho maiores e menores. Somente com um molde é possível desenhar com excelente acabamento, fazendo com que a roupa não fique, posteriormente, com cortes tortos e com pouco acabamento. Para fazer, separamos aqui dois processos, o primeiro é um pouco mais difícil, mas o segundo nós temos certeza que você vai gostar bastante!

Os moldes de revistas

Para fazer os moldes de revista é necessário ter alguns conhecimentos básicos de como as publicações funcionam. Em um primeiro momento, as grandes folhas de riscos podem assustar um pouco, mas com um pouquinho de prática, você pega o jeito. Os modelos são encontrados nas primeiras páginas e as legendas com os moldes ficam na parte de trás. Os moldes para ampliação propriamente ditos ficam dentro da revista, porém, em folhas grandes, dobradas e soltas.

modelagem-o-que-e

Difícil entender de primeira os moldes de revista, não?

O papel é cheio de riscos e cada risco representa um molde. É preciso olhar na legenda para entender qual é o risco do modelo que você escolheu. Nesta legenda, também se encontram algumas dicas de corte e de tecido para utilizar. Com o papel em mãos, basta utilizar um papel manteiga por cima do molde e riscar conforme os riscos da peça escolhida se apresentam. Se em meio a tantos riscos você se perder, os primeiros moldes você pode demarcar direto nas linhas com um risco mais forte para poder identificar melhor. Não se esqueça de anotar os símbolos essenciais para a costura da peça.

Complicado? Que tal contar com o Corte de Ouro?

Mesmo com o tutorial você não consegue entender o que é modelagem de roupas. Que tal conhecer o Corte de Ouro? Com ele, não é necessário fazer contas e você consegue fazer variados moldes apenas com duas medidas: a do busto e quadril. Ele é diferente dos moldes de revista, pois você não precisa ficar procurando riscos, todas as numerações estão disponíveis nos moldes para ampliação. Mas como isso dá certo? As métricas seguem padrões e os materiais são especiais. Veja o vídeo:

Viu só? Os padrões advindos da Alemanha chegam ao Brasil em um kit totalmente traduzido, ilustrado e com tudo o que você precisa para começar. Bem mais fácil que os moldes de revistas, não?

modelagem-de-roupas-o-que-e

Os moldes do Corte de Ouro são ‘limpos’ e já vem com as numerações prontinhas para a marcação. Você só precisará da medida do busto e quadril (omitimos as numerações aqui por questões de melhor visualização).

o-que-e-modelagem-de-roupas

No manual, você encontra 280 moldes para fazer em casa. Os modelos seguem as tendências da moda, mas como o livro-base é atualizado com frequência, tais opções podem variar.

E agora, ficou mais fácil entender o que é modelagem de roupas? Então, só depende de você escolher pela melhor técnica. Uma dica bem legal para se destacar é procurar um curso básico para se profissionalizar na costura!

Com informações de TV Aparecida