3 espaços inspiradores para organizar atelier lindamente

organizar-atelier-dicas

Organizar atelier com personalidade é um dos requisitos fundamentais para trabalhar com mais inspiração e dar vida a dezenas de criações, porém, se está difícil encontrar a harmonia perfeita no seu espacinho criativo, que tal visitar sem sair de casa alguns dos mais conceituados estúdios de Nova York e encontrar aquela ideia que faltava para seu ambiente? O site Vogue dá uma ajudinha e aqui separamos os ateliers que mais gostamos da lista original deles. Vem conferir, vem!

Organizar atelier com ajuda de Carolina Herrera

A estilista Carolina Herrera dispensa muitas apresentações. Elegante e desde pequena acostumada com o universo da moda, não foi difícil a profissional conquistar mercado e se tornar um dos ícones mais influentes do mundo fashion. A ‘senhora Herrera’ se lançou na década de 1980 e hoje conta com a ajuda de uma das quatro filhas para administrar os negócios – inclusive, a famosa e deliciosa marca de perfume homônima. No seu atelier situado em Manhattan, Nova York, podemos encontrar dezenas de inspirações para organizar atelier. Olha só:

organizar-atelier-ideias

Percebemos que cada cantinho do atelier de Carolina Herrera tem a cara dela! Livros de croquis e de estudo ganham um espaço privilegiado na estante, inclusive, eles são organizados por cores, formando um verdadeiro painel colorido. Tecidos, claro, não podem faltar e, se eles não estão enrolados no armário, estão colados junto aos desenhos para a realização das peças. Além dos objetos comuns de qualquer atelier, a decoração é outro detalhe que chama atenção e que pode estar presente na organização do seu atelier: mobiliários listrados, vários quadros pendurados na parede, além de plantas e espelhos. Uma graça!

Um talento ‘asiático ocidental’

No alto de seus 40 e poucos anos, o estilista tailandês radicado em Nova York é um dos profissionais mais conceituados do mundo da moda. Desde que lançou sua marca própria em 2005, Phillip Lim, atualmente, veste celebridades e suas roupas são encontradas em mais de 50 países. Lim até já esteve aqui palestrando e levando um pouco de seu talento para estudantes e outros interessados no mundo fashion.

organizar-atelier-inspiracoes

No atelier de Lim – também em Nova York -, podemos notar uma grande preocupação com a luz natural. Cercado por janelas, teto envidraçado e portas que sempre estão abertas, o espaço se torna um refúgio artístico pelos detalhes. Assim como Herrera (e como qualquer costureira e designer!), o estilista preserva um espacinho para os livros, ou melhor, um espação! Colagens e inspirações ganham as paredes e como é um ambiente bastante amplo, os manequins tomam o local de produção, fazendo surgir as criações de Lim – que são muitas! Além de uma mesa de reunião, há também um escritório, com a predominância de objetos pessoais, e muitos arranjos florais para dar vida ao espaço!

O negócio muito além da moda

Outro atelier de Nova York é o Marchesa, fundado há pouco mais de 10 anos pelas estilistas Georgina Chapman e Keren Craig. Ambas estudaram no Chelsea College of Art and Design, em Londres, e os gostos parecidos resultaram em uma parceria de negócios no ramo da alta costura, fragrância e joias. Ainda dá pra duvidar que elas estão com tudo?

organizar-atelier

Se você quer organizar atelier como elas, anote: as estilistas são delicadas e passam esta ideia em todos os detalhes – até nas criações que ficam expostas no espaço. Os livros, claro, estão na estante marcando presença, no entanto, o que mais chama atenção são as colagens na parede, criativos e inspiradoras. Muitas delas, como você pode perceber, nem são de criações, mas de referências profissionais e pessoais de ambas.

Gostou das inspirações internacionais trazidas aqui? Se você ainda está começando e nem tem e muito menos sabe como organizar atelier, neste post você encontra algumas dicas bem legais. Depois, não se esqueça de contar pra gente como se saiu nesta sua criação. A gente vai gostar muito de saber!