Orquestra Fashion | A completa união da costura e música

A última apresentação performática será realizada hoje (5), às 19h, e a produção integra a programação do Festival de Teatro de Curitiba 2013. Nós, aqui da ArmarinhosWeb,  já fomos, e damos uma prévia para você!

orquestra-fashion

Foto: Alberto Krawczyk (divulgação)

Na noite de ontem, o Canal da Música, em Curitiba, abriu espaço para um evento único e bastante criativo: o Orquestra Fashion. Trata-se de uma produção realizada pela designer de moda Lisa Simpson e que tem por objetivo unir a música e a costura em um mesmo ambiente. Mas se você está pensando que isso é um tipo de desfile de moda está muito enganado, isto porque, as peças de roupas são produzidas na hora e a máquina de costura é protagonista do som e da arte de confeccionar.

Impressões sobre o Orquestra
Fashion já realizado

Pilhas de roupas que tomavam forma e estilo à medida que a música tocava. O repertório conduzido por músicos convidados davam ânimo ao público e inspiração à Lisa, a mais concentrada e a mais observada por todos à volta. O som de sua máquina de costura, que para muitos representa somente um barulho fugaz, foi a ideia central para criar um espetáculo inovador e diferente de qualquer espetáculo que tenha como tema principal a moda.

orquestra-fashion-2013

Cartaz oficial do Orquestra Fashion no Festival de Teatro de Curitiba

Lisa nos contou que a ideia surgiu de uma pesquisa que fez em seu mestrado em artes visuais e que possui muitas referências para criar o que criou, contudo, ela desconhece qualquer projeto parecido com o Orquestra Fashion, que mistura transformação de roupas e a máquina de costura como instrumento musical. “A ideia é que a música influencia o meu processo criativo nas roupas, valorizando o improviso e a participação do público nesse processo. Claro que tenho referências da arte performática, tanto internacional quanto nacional, de artistas como Helio Oiticica, Marina Abramovic, Liz Collins, entre outros”, conta Lisa.

orquestra-fashion-curitibaO Rock e o Blues marcaram constante presença no Orquestra Fashion e não faltou oportunidade para que o elenco interagisse com a plateia. Ao primeiro convite do músico Cassiano Fagundes, alguns subiram ao palco e se divertiram ao ritmo alto e contagiante da banda – que também ousava utilizando latão, sola de sapato, e qualquer outro objeto que pudesse fazer algum som.

Para quem ficou com vontade de ver ao vivo o que Lisa e seus convidados apresentam no Orquestra Fashion, basta comparecer hoje ao Canal da Música (Curitiba –PR) e conferir o espetáculo que começa as 19 horas. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria local ou online por R$ 30.  A Lisa também tem um blog e um ateliê de costura, e ela já nos convidou a aparecer por lá! Fica na Avenida Jaime Reis, 278. Ela trabalha de terça a sexta das 14h às 20h, e domingo das 10h às 16h.

orquestra-fashion-lisa

Esta e outras imagens estão disponíveis no blog da Lisa

Ainda não temos imagens do evento realizado ontem, mas prometemos que quando forem divulgadas, colocamos aqui. Por enquanto, a lisa disponibilizou pra gente um vídeo que dá uma ideia de como é esta mistura de música e costura. Mas calma, como o Orquestra Fashion até então era inédito, as performances são diferentes e criadas para o Festival. E vamos combinar, só estando lá para matar a curiosidade. Garantimos que a energia é muito boa!

Muito legal, né?