Outubro Rosa | Estímulo à prevenção com moda

outubro-rosa-programacao

O assunto deste post merece atenção em dobro. Outubro é o mês oficial de combate e prevenção do câncer de mama. Para conscientizar as mulheres dos exames necessários e colorir a caminhada das pacientes que lutam para vencer a doença, muitas ações são criadas. Inclusive grandes desfiles com criações de moda especialmente inspiradas na trajetória dessas mulheres guerreiras. Que tal conhecer mais sobre o  Outubro Rosa e o desfile Minas Fashion World?

Como surgiu o Outubro Rosa

Tudo começou em Nova York nos anos 90, quando laços cor-de-rosa foram distribuídos pela fundação Susan G. Komen. O laço cor-de-rosa logo se tornou um símbolo de prevenção ao câncer de mama, porque passou a ser distribuído todos os anos pela fundação. E por conta da cor do laço, o mês de conscientização da doença ficou batizado de Outubro Rosa.

outubro-rosa-brasil

Depois do laço, várias ações foram nascendo em todo o mundo para reforçar o combate e prevenção ao câncer de mama. Começaram a fazer desfiles de moda, partida de jogos e posteriormente, a iluminação de monumentos com a cor rosa. O mundo inteiro identifica os monumentos iluminados em cor-de-rosa com a conscientização do câncer de mama e assim, o outubro rosa tornou-se popular internacionalmente.

Minas Fashion World | Outubro Rosa 2014 e Luta pela vida

O evento Minas Fashion World de 2014, tem como objetivo incentivar o governo, empresas e instituições a participarem da causa por meio de um desfile com a participação de modelos profissionais, pacientes e vencedoras do câncer de mama. O desfile visa ser reconhecido mundialmente com o tema: Câncer de mama despindo a indiferença na passarela.

outubro-rosa-moda

Organizado pela Minas Fashion World, o desfile é totalmente dedicado ao combate e prevenção do câncer de mama. É também, uma das ações em prol das mulheres em tratamento, por isso, no evento serão arrecadados bonés, lenços, perucas e sutiãs com bojo para os hospitais de tratamento a doença. O evento será realizado no final de outubro ou início de novembro.

Base do projeto: técnicas de tear

O grande destaque do desfile Minas Fashion World para o outubro rosa 2014, é a base das confecções de roupas para o evento. O projeto foi pensado e trabalhado sobre o conceito de superação das mulheres e as suas mudanças físicas e psicológicas. Todas as peças são inspiradas no conceito.

outubro-rosa-na-moda

Os estilistas e estudantes de moda envolvidos no Minas Fashion World, optaram por trabalhar com as técnicas do tear justamente por ser um artesanato que representa Minas Gerais e os ciclos de modificação. O tricô, crochê e bordado, são métodos fáceis de perceber como um novelo pode se transformar em roupa, assim como as fases da doença se transformam em renovação da vida para muitas mulheres.

Em breve teremos mais informações sobre o evento e as peças produzidas em crochê e tricô. Então fique de olho no nosso blog e aproveite para fazer o check up de prevenção, outubro rosa está aí para nos lembrar.

Imagens: DevianART, Unscripted, Minas Fashion Wolrd.