5 Ideias de Decoração com Patchwork

patchwork-ideias

O Patchwork tem conquistado a decoração de muitas casas por aí. Isso mesmo! Afinal, ele não é utilizado apenas para decorar os quartos com colchas de retalho. O patchwork pode ser usado em qualquer ambiente. Se você gosta dessa técnica e pretende usá-la para compor os espaços da casa, veja 5 ideias de decoração com Patchwork.

Patchwork nos ambientes do lar

Para quem ainda não sabe, o Patchwork é a técnica de costura que utiliza retalhos de tecido. Não importa o tamanho, cor, estampa ou material, o importante é reunir a maior quantidade e tipos de tecido. O estilo tem se expandido por aí e, hoje em dia, é comum encontrar objetos de decoração com patchwork. Inspire-se com essas ideias.

Colcha de retalhos

O mais comum entre os patchs são as colchas para cama. Elas deixam o visual do quarto super charmoso e alegre. Seguindo essa linha para decorar o quarto, o patchwork também pode ser utilizado para decorar quartos de bebês, com colcha para o berço, mantinha e muito mais. As colchas são simples de fazer, basicamente, é só unir os tecidos costurando um ao outro, mas você pode cortá-los para unificar os tamanhos e criar desenhos também.

patchwork-colcha

Patchwork em Tapete

Se existem tapetes de fuxico, porque não usar o patchwork também? O efeito é original e bem bonito. Para melhorar a peça e deixá-la com mais cara de tapete, costure o patch sobre uma base de E.V.A ou de borracha mais grossa. A construção continua a mesma, unindo um pedaço de retalho a outro com costura. Use o tapete para decorar o quarto, a sala e até o banheiro ou a cozinha.

patchwork-tapete

Almofada Patch

O sofá fica mais bonito e principalmente mais confortável com almofadas, então cubra o sofá com almofadas de patchwork. Dá para alternar entre almofadas patch e lisas, escolha cores fortes para as lisas e dê mais colorido para a sala. Na construção, é interessante colocar zíper e deixar o enchimento em bolsas com outro tecido, assim você pode tirar as capas para lavar e não faz bagunça.

patchwork-almofada

Quadro de Patchwork

Os quadros exigem pouco mais de habilidade. Para criar formas é preciso saber desenhar bem, cortar os desenhos e unir os pedaços com costura ou cola. Um jeito mais fácil de fazer quadros patch, é unir os retalhos em formato quadrado mesmo e sobre eles acrescentar bordados, botões e outros elementos. Use telas ou molduras e pronto, aquela parede vazia pode ser transformada com o patchwork.

patchwork-quadro

Móveis revestidos com retalho

Crie móveis incríveis, personalizados e únicos com o patchwork. Móveis estofados são mais comuns de serem encontrados com a técnica, basta costurar capa em patchwork e adaptá-las ao sofá, poltronas e cadeiras. Mas móveis de madeira também podem ser decorados com patch, o efeito é lindo. Costure os retalhos no tamanho desejado, aplique cola branca sobre o móvel e em seguida o tecido. Finalize com uma camada de cola branca ou termolina sobre o tecido para fixar bem.

patchwork-movel

Viu como é fácil deixar vários ambientes da casa decorados com Patchwork? Invista na técnica e use a criatividade. Mais dicas de corte e costura você encontra aqui no blog, acompanhe!

Fonte imagens: jozan, notonthehighstreet, touchofclass, qisforquilter, archiproducts.