Pontos de costura | Conheça os principais tipos

O que você precisa para costurar? Além de um bom manual de moldes, linhas e agulhas, é essencial conhecer os tipos de pontos de costura. A costura só é possível por causa dos pontos, pois são eles que a constituem, servindo para unir as partes da peça, pregar botões e detalhes diversos. Sem ponto, não tem costura. Sendo assim, esta postagem é essencial para você que está começando a costurar, ou que quer conhecer melhor os principais pontos de costura. Acompanhe!

pontos-de-costura

Tipos de pontos de costura | Classes de pontos

Os pontos de costura são divididos em classes padronizadas, representadas por números de três algarismos. As classes são: Ponto corrente de uma linha, Ponto manual, Ponto fixo, Ponto corrente multilinhas, Chuleado, Recobridor e Ponto firme de uma linha. Selecionamos informações de cada classe para você entender melhor os tipos de pontos. Vamos lá!

Da classe 1: Ponto corrente ou cadeia simples

É usado para costurar temporariamente ou para ponto invisível. É formado por uma única linha conduzida pela agulha, fazendo uma corrente / cadeia (por isso o nome da classe). É feito da esquerda para a direita.

Da classe 2: Ponto manual

São aqueles em que a linha passa de um lado para outro no tecido, em perfurações seguidas. O nome “manual” se deu porque este tipo de ponto inicialmente só era feito à mão. Hoje é possível consegui-lo através de máquinas.

Da classe 3: Ponto fixo

São aqueles pontos regulados, formados por duas linhas iguais dos dois lados (frente e verso). O ponto fixo é o mais usado para costura resistente e duradoura.

Da classe 4: Ponto corrente ou cadeia multilinhas

Ponto para se fazer com máquina de costura galoneira ou fechadeira. São formados por duas ou mais linhas.

Da classe 5: Ponto chuleado

Pontos elaborados e diferentes, usados para unir partes de peças, dar um acabamento diferenciado. A máquina do tipo Overloque realiza este tipo de ponto facilmente e com perfeição.

Da classe 6: Ponto de costura recobridor

Para costuras decorativas e acabamentos finais. Ideal para recobrir peças de praia e lingerie.

Da classe 7: Ponto fixo de uma linha

Ponto usado em costuras curtas e pespontos (ponto de costura onde a agulha entra um pouco atrás de onde saiu o ponto anterior). Costura feita da direita para a esquerda, alternando pontos longos e curtos.

tipos-de-pontos-de-costura

Ilustração de pontos de costura de cada classe.

O que é ponto cego?

O ponto cego é assim chamado, pois não deve ser visto do lado direito. Uma parte do ponto fica invisível. Pertence a classe de ponto corrente / cadeia simples.

É preciso conhecer a sua máquina de costura para saber como chegar a cada ponto. Algumas classes de pontos de costura necessitam de máquinas específicas, por isso antes de comprar a sua, verifique o tipo de roupa que você pretende confeccionar! Na internet é possível encontrar diversos manuais com o passo a passo de cada tipo de ponto. Agora que você já conhece as classes, espero que tenha ficado mais fácil!

Dica de COSTURA- Costure com o Corte de Ouro

Um sistema antigo para costurar está se fortalecendo no Brasil novamente. O nome dele é Corte de Ouro, você já ouviu falar? Com duas medidas do corpo você faz moldes de roupas incríveis com caimento impecável. Aqui no Armarinhos Web você pode comprar o kit Corte de Ouro e treinar os diferentes pontos de costura do jeito mais fácil possível. Olha só que bacana este vídeo explicativo, que ensina direitinho como costurar com o sistema de Ouro.

Para conhecer o kit pessoalmente, o ArmarinhosWeb está localizado na Avenida Manoel Ribas, 985 – Sala 45, em Curitiba. Para mais informações de compra, entre em contato pelo bate papo do site, pelo telefone (41) 3039-6618 ou email: contato@armarinhosweb.com.br