Termos de costura | Saiba tudo em nosso dicionário!

termos-de-costuraSe você é do ramo da costura, ou somente deseja aprender técnicas e itens relacionados, deve dar atenção especial aos termos de costura que são mais utilizados pelos profissionais. Pensando nisso, o Armarinhos Web separou os principais termos e fez um dicionário de costura que vai auxiliar muito até para aprender novas técnicas e entender o que você está aprendendo. Confira e fique por dentro dos termos usados na costura.

Lista de termos de costura | Os mais utilizados

Acabamento em rolotê: É um método para dar arremate em bordas que não possuem acabamento, é muito utilizado em lã e linho. São enroladas tiras cortadas ao redor da borda.

Alinhavos de alfaiate: São marcas feitas com linhas soltas, que são utilizadas para deslocar os símbolos do molde para o tecido.

Bainha dobrada: É quando uma margem de costura de uma borda é posta sobre a que será unida à ela e logo após, costurada com pespontos na borda sobreposta. É usualmente chamada de costura sobreposta e é utilizada em tecidos como couro ou camurça porque não desfiam.

dicionario-costura

Borda coberta: Borda do tecido que não possui acabamento, e fica oculta no interior de uma costura ou debrum.

Borda sem acabamento: Borda do tecido que necessita de acabamento, que pode ser feito através do ponto zigue-zague para que não desfie.

Chuleio: Ponto feito à mão que é costurado ao longo de uma borda que não possui acabamento para impedir que desfie.

Costura francesa: É utilizada em tecidos finos ou de seda. A costura é feita duas vezes, primeiro no lado direito e logo após no lado avesso, envolvendo, assim, a primeira costura. No dicionário, este é um dos termos de costura que até já ganhou um post especial. Confira aqui.

Dobra: dobra ou prega no tecido, costurada no lugar do fio reto. É frequentemente utilizado como adorno na peça de roupa.

Dobra com pence: é uma dobra utilizada para dar volume ao busto ou quadril.

Embebimento: divisão do volume do tecido ao unir duas costuras de comprimentos diferenciados como uma manga à cava.

Entretela: é um tecido inserido entre a peça de roupa e a guarnição para estruturar e dar sustentação à peça. Há uma variedade de espessuras e as entretelas podem ser termocolantes (unidas ao tecido por meio do calor) ou não colantes que necessitam ser costuradas ao tecido.

Fenda: é uma abertura feita em uma roupa que dá suporte a botões, zíperes e fechos.

Forração: é um pedaço de tecido inserido sob o tecido principal para reforçá-lo.

termos-costura

Franzido: é um enfeite feito de uma ou mais camadas de tecido.

Guarnição: é uma camada de tecido inserida na parte de dentro de uma peça de roupa. É utilizada para arrematar as bordas que não possuem acabamento de uma cava ou gola. A guarnição é elaborada com uma tira de tecido, mas em alguns casos pode ser uma extensão da própria peça de roupa. Pode ser utilizada como enfeite ao se usar um pedaço de tecido cortado em viés, geralmente contendo uma corda.

Lado avesso: é o lado de dentro ou inverso de uma roupa. É um dos termos de costura mais simples do nosso dicionário.

Lapela: É a borda da frente de casacos ou blusas viradas para trás, onde a gola é costurada.

Molde de vários tamanhos: São moldes de papel, impresso com marcações de corte para diferentes tamanhos de cada peça inserida nele. Há diversos métodos para fazer modelagens de roupas, mas sempre indicamos um bem interessante e fácil: o Corte de Ouro.

glossario-de-costura

Nesga: é um pedaço de tecido modelado para caber em uma barra ou costura proporcionando movimento.

Orla: pedaço de tecido usado para fazer bolsos.

Pelo: é o lado felpudo do tecido, feito no processo de tecelagem, ou estampa em um sentido.

Plissado: é uma séria de dobras feitas no tecido, na maioria das vezes costurada em partes. Usualmente utilizada em saias e também em tecidos para decoração. Aprenda a fazer tecido plissado aqui.

Ponto alinhavado: É um ponto temporário, utilizado para manter as partes do tecido juntas ou para modificar marcações do molde para o tecido.

Ponto corrido: É um ponto simples, com espaçamento uniforme, normalmente utilizados em costuras e franzidos.

Ponto de espinha: É um ponto feito á mão, costurado da esquerda para direita e costuma ser muito usado para fixar bainhas e forros.

Leia mais: Pontos de costura à mão: aprenda todos!

Ponto overloque: é um ponto feito na máquina, costurado na extensão da borda de uma margem de costura, é usado para arremate de bordas de tecido.

Reforço em viés: são pedaços estreitos de tecido cortados em viés, utilizados para dar acabamento a bainhas e margens de costura.

Trama: são fibras ou fios que cruzam formando a trama ou teia do tecido.

Trama na malha: é feita do mesmo modo que o tricô à mão, esta trama usa um fio que corre na horizontal.

Urdiduras: é um conjunto de fios de mesmo comprimento de um tecido.

Viés: Linha de 45° no tecido que fica entre a estrutura longitudinal e a transversal. Os tecidos cortados em viés são bons para fazer drapeados.

dicionario-de-costura

Vinco: É uma linha no tecido que é formada após se passar uma peça com o ferro de passar.

Esses são alguns dos termos mais utilizados e que estão presentes em nosso dicionário de costura. Agora você já está atualizada e pode começar a usá-los e se aprimorar ainda mais no universo da costura. Aproveite para nos contar como está a sua experiência com o uso dos termos de costura. Se você acha que deve acrescentar mais algum termo de costura que considera importante deixe seu comentário abaixo!

Fonte: Costura Passo a Passo (Publifolha)