Projeto Ateliê Vivo: Um espaço em SP pra quem ama costura

atelie-de-costura

O projeto Ateliê Vivo, em São Paulo, é uma biblioteca pública de modelagem onde as pessoas se encontram pra fazer peças de roupas gratuitamente. Saiba mais!

O Brasil está cheio de iniciativas incríveis que dão espaço para a costura e modelagem, e aqui no blog a gente adora falar sobre estas ideias. Tanto que hoje, especificamente, nós vamos dar vez ao projeto Ateliê Vivo. Você já ouviu falar? Há mais de um ano, a iniciativa tem como objetivo oferecer diferentes tipos de moldes de roupas para que as pessoas confeccionem suas peças de forma gratuita. Muito legal, né?

Projeto Ateliê Vivo é uma biblioteca de moldes de roupas

Ambiente amplo, acolhedor e cheio de gente criativa – é assim que podemos definir o Ateliê Vivo. Localizado no bairro Bom Retiro, na cidade de São Paulo, o projeto nasceu por meio da estilista Karlla Girotto que queria organizar seus moldes de roupas em um único espaço e disponibilizá-los de uma forma que outras pessoas pudessem utilizá-los para confecção.

atelie-vivo

Hoje, além dos moldes de Karlla, o projeto Ateliê Vivo recebe doações de moldes de roupas de outros estilistas, aumentando ainda mais o acervo do que eles mesmos chamam de biblioteca pública de modelagem. Na coleção, estão desenhos de Alexandre Herchkovitch, Juliana Jabour, Tathiana Kurita entre tantos outros nomes da moda nacional.

atelie-vivo-sao-paulo

Os coordenadores do Ateliê Vivo querem que as pessoas pensem sobre o modo como uma peça de roupa é feita. Ao conhecer o molde e costurar a peça de modo prático, cria-se uma espécie de intervenção no processo de criação têxtil e assim o consumidor final conhece e fica por dentro de tudo o que ocorre neste processo.

Leia também:
Como ampliar molde de roupa com o Corte de Ouro?

Espaço acolhedor

Localizado em um dos polos têxteis mais importantes do Brasil, o Bom Retiro, o projeto Ateliê Vivo conta com um espaço amplo e com ferramentas que ajudam os participantes no processo de confecção de uma roupa. Por isso, é bem importante que as pessoas que vão até o projeto tenham um conhecimento básico em costura para conseguir finalizar seus projetos. Caso tenham alguma dúvida, o espaço conta com orientações técnicas – os coordenadores do projeto pedem, apenas, que as pessoas levem os tecidos que utilizarão durante o processo de costura e modelagem.

projeto-atelie-vivo

O Ateliê Vivo está localizado em um prédio histórico da década de 1950, a Casa do Povo. O espaço permite que qualquer pessoa com o mínimo conhecimento de costura e modelagem possa confeccionar diferentes peças de roupas utilizando moldes de estilistas conhecidos nacionalmente. O local também abriga outros projetos e manifestações artísticas que vale a pena conhecer.

O Ateliê Vivo foi idealizado pelo G>E (Grupo Maior que Eu), que é coordenado pela estilista Karlla Girotto e mais 15 integrantes oriundos de escolas de moda que atuam como monitores voluntários do espaço. As atividades no espaço são gratuitas, mas o coletivo está em busca de patrocínio para manter o projeto, além de tirar do papel o plano de realizar oficinas de corte e costura. Hoje, o Ateliê Vivo se mantém ativo graças a parceria com o Sesc e, mais recentemente, ao Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo.

modelagem-e-costura-atelie-vivo

O Ateliê Vivo conta com máquinas de costura, mesas, aviamentos, além de manequins. O interessado, precisa, apenas, trazer o tecido e a criatividade.

Para participar, os interessados devem chegar antes das 13h30 com os seus materiais de costura e retirar uma senha, pois somente os 10 primeiros conseguem entrar e usar a infraestrutura do espaço. Quem estiver desprevenido e sem material, o grupo comercializa alguns kits de tecido e também ensina aqueles que nunca manusearam uma máquina de costura.

atelie-vivo-costura

O projeto Ateliê Vivo é muito bacana, né? Agora conta pra gente o que você acha desta iniciativa e se você já teve a oportunidade de visitar o espaço, conta pra gente o que achou nos comentários. Vamos adorar saber!

Serviço | Ateliê Vivo
Rua Três Rios, 252 – Bom Retiro, São Paulo – SP, 01123-000
Atividade todos os sábados, das 14h às 21h.
Contato: atelievivo@gmail.com
Página Oficial

Com informações e imagens de Dasartes, Estadão, FB Ateliê Vivo, Nexo Jornal, Fashion Bubbles, Catraca Livre.