Quilt e Craft Show | Um evento para quem ama a arte

O Quilt e Craft Show é realizado em Curitiba até o dia 7 de setembro e reúne em único espaço os amantes do patchwork. Nós estivemos por lá e contamos tudo para você!

quilt-e-craft-show

Meninas que adoram tecidos, coisas fofas e úteis e, principalmente, patchwork: o 3º Quilt & Craft Show já começou! Para quem não conhece, trata-se de um evento para fazer negócios, conhecer trabalhos e pessoas diferentes e, claro, se envolver com a arte que nós aqui da ArmarinhosWeb apreciamos muito. O evento está sendo realizado em Curitiba, e eu estive presente na abertura para contar tudinho para vocês! Confiram!

O Quilt & Craft Show está ótimo!

A cada ano, o Quilt & Craft Show vem se consolidando como um dos principais eventos do país na área de patchwork, Scrapbooking e Folk Art. A expectativa da organização é que cerca de 12 mil pessoas compareçam e apreciem o trabalho de expositores não só do Paraná, mas de outros estados também, como Santa Catarina e São Paulo.

3-quilt-e-craft-show

Máquina de costura: acessório fundamental para a realização dos trabalhos.

A edição 2013 conta com diversos expositores, cursos, workshops, além de uma mostra que reúne o talento de artistas nacionais e internacionais, ou seja, quem quer se profissionalizar, se aperfeiçoar e conversar com mestres da área o Quilt & Craft Show é um prato cheio.

A mostra de arte

Logo na entrada do Quilt & Craft Show, você se depara com uma mostra de arte linda e muito diferente de qualquer técnica que já tenha visto: o trabalho com tecidos e linhas de costura que mais parecem aquelas obras de arte feitas com tela e tinta. É possível conferir também trabalhos em vidro, jornal, dentre outros materiais utilizados por  artistas nacionais e internacionais: dos Estados Unidos, Marianne Willianson, Gail Casaday, Cherry Ucci e as brasileiras Claudia Azevedo e Denise Scalon, por exemplo.

Os cursos

quilt-e-craft-show-programacao

A artista Marianne Willianson

_
_
O Quilt & Craft Show oferece muitos cursos e workshops durante todos os dias de evento. Para saber quais são estes cursos, basta entrar aqui e conferir os mestres, didáticas e valores. Tem cursos mais baratos, outros mais caros, mas todos valem a pena. Inclusive, a artista Marianne Willianson que citamos há pouco, vai ministrar um curso nos dias 6 e 7, onde ensina um pouco de toda a sua técnica. Vale a pena!

Os estandes

Gente, vocês não tem ideia, só mesmo indo até lá para sentir a energia do ambiente. São muitos estandes, trabalhos de vários artistas do país e ainda sorteio de brindes para as meninas presentes! Não é tudo? Eu não ganhei, mas todo mundo estava atento para ganhar alguma coisinha: eram publicações, materiais para patchwork e mais.

A primeira artista que conversei por lá foi a Rosa Borges. Ela, juntamente com a sua irmã, Nina Silvério, montaram um estande fofo com trabalhos em lã de ovelha e patchwork. Rosa trabalha com estas artes a 20 anos e hoje já consegue ter uma fonte de renda com as suas ideias.

quilt-e-craft-show-curitiba

Os trabalhos de Rosa Borges já estão antecipando o Natal. Ela não tem site, mas deixou o telefone para contato: (51) 3246-6013.

Outra artista que você pode conhecer é a Bia Ribeiro, do ateliê Juntando Arte, de São Paulo. Ela é muito simpática, atenciosa, além de ser um talento no patchwork. A Bia conheceu a técnica há 11 anos, se aprimorou em cursos na cidade e já foi até para Inglaterra assimilar referências. A artista chegou a montar uma lojinha, mas por causa da filha, montou um ateliê na própria casa e, atualmente, até consegue ter uma fonte de renda com os seus trabalhos. Quando perguntada sobre o Quilt & Craft Show, ela não tem dúvidas de que é um ambiente ideal para os negócios. “Claro que isto tudo é uma ótima oportunidade de ter um retorno e achei o movimento bem maior este ano, porém, dificilmente vendemos peças grandes e opto por expor trabalhos menores”, conta.

quilt-craft-show

Almofadinhas de alfinete de cupcake. Lindas de ver e de usar!

quilt-e-craft-show

Não dá vontade de levar todos estes trabalhos da Bia Ribeiro para casa?

quilt-e-craft-show-evento

Corujinhas lindas!

quilt-e-craft-show-patchwork

É claro que bolsas também não podem faltar.

A artesã gaúcha Maria Luiza Furquin, da My Criações, também estava com um estande lindo no evento. Sua especialidade são as bonecas dentre outros trabalhos em patchwork. Maria Luiza trabalha com a técnica há 18 anos e tem uma verdadeira equipe familiar para auxiliá-la nas produções: mãe, cunhada e até o marido adoram arte com tecidos. Ela já teve nas três edições do Quilt & Craft Show e fez um balanço dos três anos. “Estou achando a feira bem linda. Uma das mais bonitas, mas, no momento, a 1ª edição foi a melhor de todas”, finaliza.

quilt-e-craft-show-2013

Estes são os anjinhos e bonequinhas confeccionados pela Maria Luiza.

quilt-e-craft-show-pr

A paixão pelo que faz até nos pequenos detalhes. Não pude deixar de fotografar a mão de Maria Luiza e este anel lindo!

Dentre os outros estandes que podemos destacar são de empresas muito conhecidas por auxiliar os profissionais desta área, como o Sebrae e a própria Singer, por exemplo. Também há estandes de publicações especializadas, de moldes para patchwork, de tecidos e muito mais.

Eu quero ir na Quilt & Craft Show!

Bom, ainda não dá para comparar a 3ª edição do Quilt & Craft Show com as outras realizadas, pois o evento nem acabou. Se você ficou curioso, quer conhecer mais da técnica, comprar materiais e conversar com pessoas cheias de conhecimento, vale anotar o endereço. Até 7 de setembro tem muita coisa para acontecer!
Expo Unimed – R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido – Curitiba – PR, 81280-330; a entrada é R$ 10,00 (meia: R$ 5,00). Para mais informações, acesse o site oficial!

Imagens: ArmarinhosWeb e Quilt & Craft Show