Como usar a régua do Corte de Ouro? Aprenda já!

regua-do-corte-de-ouro-destaque

A régua do Corte de Ouro não tem segredo e é supersimples fácil de usar, mas neste post esclarecemos todas as dúvidas para fazer moldes de roupas perfeitos!

Quando a gente faz moldes de roupas, independentemente do método utilizado, há um item fundamental que você não pode deixar de ter em seu ateliê durante este processo: as réguas. Práticas, muitas vezes elas assumem diferentes formatos – tudo para que o processo de desenho fique mais simples. Quem é leigo e está começando no mundo da costura, muitas vezes pode não saber manuseá-las corretamente e é exatamente por isso que nós fizemos este tutorial para você!

E é assim com a régua do Corte de Ouro também. Quando você adquire este kit completo de modelagem, as réguas fazem parte do conjunto. Elas são de acrílico, super-resistentes, mas por serem ‘tortinhas’, elas têm alguns segredos na hora da utilização. Sim, no mundo da costura, a linha reta é o mínimo que você pode fazer com as réguas!

Conhecendo a régua do Corte de Ouro

regua-do-corte-de-ouro-comprar.
.
.
A régua do Corte de Ouro é de acrílico. Quando você adquire o kit completo, na verdade, você ganha duas réguas. A régua de modelagem mais fininha tem 57 centímetros e é ideal para desenhar os vincos e pences dos moldes de roupas. Perceba que ela tem uma angulação que facilita e muito o traçado – algo que você não conseguiria com uma régua convencional reta.

reguas-corte-ouro.
.
.
.
É claro que a gente, de forma alguma, vai desvalorizar a régua reta, pois ela também é extremamente importante para diversos trabalhos na costura além da modelagem. A outra peça que compõem o conjunto de réguas do Corte de Ouro é parecida com aqueles modelos muito usados em alfaiataria. De um lado, ela é reta e tem ao todo 43 cm. Do outro, ela é curva –  e está aí uma das grandes funcionalidades dela!

regua-do-corte-de-ouro

reguas-do-corte-de-ouro

A parte curvada desta régua do Corte de Ouro é ideal para o traçado de vestidos, casacos e calças, por exemplo. Inclusive, na parte interna, há outras formas menores que te ajudam na hora da modelagem. Mais prática e funcional, impossível! O mais legal é que na hora de ligar os pontos, o formato das réguas encaixa bem certinho, principalmente se os pontos em questão não são alinhados!

como-usar-a-regua-do-corte-de-ouro regua-corte-de-ouro

regua-do-corte-de-ouro-como-usar

Como usar o Corte de Ouro?

A gente pode dizer que o maior trabalho em fazer moldes de roupas com o Corte de Ouro está em fazer os pontos, pois a parte de ligá-los com ajuda das réguas é, sem dúvida a mais divertida. Ainda não tem este kit de modelagem aí na sua casa? Olha só como o produto funciona aqui em embaixo:

Com certeza você pode se perguntar como é possível fazer tudo isso, né? O método existe há mais de 80 anos e ele ainda continua muito atual porque se baseia em fórmulas matemáticas e proporções extremamente eficientes. Vale dar um olha neste post aqui onde explicamos tim-tim por tim-tim como fazer um molde com o produto.

Acabou de comprar o Corte de Ouro? Atente as dicas!
.

regua-do-corte-de-ouro-lutterlohConheça o produto: às vezes algumas novidades que tiram a gente da rotina costumam causar um certo estranhamento, mas isto é extremamente natural. A gente entende que você passou anos e anos da sua vida ou mesmo acabou de aprender um método de modelagem diferente no cursinho de costura, mas permita-se a experimentar algo novo! Folheie, analise cada moldezinho e leia todas as informações introdutórias contidas no livro base.

Dê uma estudadinha: vários posts aqui no blog e mesmo o nosso canal do YouTube está cheinho de vídeos tutoriais bem práticos que vão te ajudar a dar os primeiros passos. Ainda tem dúvidas? Não deixe de utilizar nossos canais de contato e redes sociais!

Faça testes e não tenha medo de errar: No começo o método pode parecer um pouco complicado, mas nós temos certeza que você vai tirar tudinho de letra! Bote a mão na massa e pratique, só assim você chegará à perfeição!

Agora conta pra gente a sua experiência com o Corte de Ouro. Sabe usar a régua de acrílico para moldes de roupas certinho? Vale lembrar que se as suas peças quebraram, você pode comprar itens novinhos aqui no site.

Imagens: Reprodução YouTube.