Régua para patchwork: Descomplique a costura!

regua-para-patchwork

Sabe aquele momento em que você está costurando o patch mas os tecidos não colaboram com os tamanhos? Ou então quando você quer criar formas com os tecidos? E usar vários retalhos no mesmo bloco? Se você já fez patchwork, com certeza já passou por essas complicações, mas a régua para patchwork pode solucionar essas etapas da costura em poucos minutos. Usar a régua é muito mais que medir, é padronizar o trabalho, aumentando a qualidade final. Vem ver como usá-las na confecção de patchwork.

Como funciona a régua para patchwork

Unir retalhos e criar novas peças para a casa, é uma das técnicas mais antigas que existem. Afinal, desperdiçar não é nada legal, e toda sobra pode render novos materiais. Então surgiu o patchwork, tendência que seleciona os retalhos, combina cores e estampas para confeccionar peças exclusivas que são consideradas artesanais. Logo, usar materiais de apoio é indispensável e a régua para patchwork vai te ajudar a definir tamanho e padronizar os retalhos, para que a peça tenha acabamento perfeito.

Atenção para os blocos de 5×5

A primeira coisa que você deve saber sobre a régua de patchwork é a distribuição em blocos de 5cm x 5cm. Eles vão te ajudar em várias coisas: definir os tamanhos de cada parte do patch, visualizar melhor as medidas e cada parte de tecido, deixar os tecidos igualmente retos. Você pode ainda, ter noções da quantidade de tecido que ainda vai precisar para finalizar o trabalho.

regua-para-patchwork-blocos

Linhas diagonais

Ao todo são seis linhas diagonais. Três que partem do lado esquerdo e três do lado direito, cruzando no centro da régua. Essas linhas representam os ângulos de 30, 45 e 60 graus. Você vai usar essas medidas para cortar triângulos, para dividir blocos com triângulos em quatro partes iguais e para fazer trapézios.

regua-para-patchwork-linhas

Numeração no topo da régua

Você vai encontrar numeração no topo da régua para patchwork, ela serve para indicar o início do trabalho. Destros devem começar sempre da esquerda para a direita e canhotos da direita para a esquerda. Seguindo essa lógica, a numeração ajuda a encontrar os pontos para cortar os tecidos.

regua-para-patchwork-numeracao

Régua para patchwork Armarinhos Web

Existem formatos de réguas retangulares e quadradas. Entre elas, os modelos mais comuns são de 25cm x 25cm, 15cm x 15cm, para as réguas quadradas. Réguas retangulares são comuns no tamanho 15cm x 30cm e 15cm x 60cm. Este último formato está disponível no site Armarinhos Web. Ele auxilia na confecção de blocos, triângulos e trapézios de todos os tamanhos, mas a melhor parte é a medida de um metro, ótima para fazer colcha de patchwork, já que elas exigem mais tecido e apoio maior.

regua-para-patchwork-colcha

Agora que você já sabe como usar a régua para patchwork, pode começar a costurar peças novas e muito mais caprichadas!