Roupas feitas na impressora 3D, a nova aposta fashion

roupas-3D

Prestes a revolucionar a forma como trabalhamos com a confecção, as roupas feitas em impressoras 3D já são uma realidade no mercado da moda. Saiba mais!

A impressão 3D revolucionou a forma de como vemos o mundo da tecnologia. Com um conceito de produzir diferentes peças com altura, largura e comprimento, a inovação está permitindo criar desde brinquedos a próteses de membros superiores e inferiores. E você sabia que já é possível criar roupas na impressora 3D? Calma, a gente acredita que ela não vai substituir a costura convencional, mas ninguém pode negar que ela está revolucionando o mundo da confecção.

Então, vamos falar sobre ela?

Como as roupas na impressora 3D são feitas?

A impressão 3D parece uma tecnologia muito recente, mas os primeiros estudos e protótipos tridimensionais começaram há cerca de 30 anos. Hoje em dia, graças ao avanço da tecnologia, já temos empresas e designers especializados neste tipo de técnica e o que se vê é um tantão de coisas produzidas com o equipamento, inclusive roupas.

 

Recentemente, você sabia que foi produzida a primeira peça de roupa em impressora 3D. O feito é da estilista israelense Danit Peleg, de 29 anos, que criou uma jaqueta que já está à venda em seu site pela bagatela de 1500 dólares – o que dá aí em torno de 4 mil reais. É, a peça de roupa é um pouco cara, mas todo o trabalho envolvido justifica o valor. Especialmente esta jaqueta de Danit Peleg, leva cerca de 100 horas para ficar pronta.

roupas-feitas-na-impressora-3D

Pois é, o produto ainda pode ser caro para o consumidor final, mas isto representa o pontapé inicial de uma mudança de como enxergamos a confecção. Danit já afirmou em algumas entrevistas que deseja que um dia o consumidor possa fazer a compra e download da peça pela loja virtual e fazer o download em casa – o que vamos combinar, reduziria os custos de logística e tempo de espera pelo produto.

Leia também:
Na Alemanha, roupas sob medida são customizadas pelo cliente
6 tecnologias de costura facilitam o trabalho no ateliê

Vale lembrar que a jaqueta é o único produto que você pode ter em casa, mas Danit já fez um desfile inteiro com roupas feitas na impressora 3D. A coleção (que era o seu projeto de faculdade) foi apresentada pela primeira vez em 2015, na cidade de Tel Aviv, e desde então a novidade chamou a atenção de pessoas que viram no trabalho uma chance em potencial de empreender. Tanto que a estilista já esteve no Brasil para contar um pouco de sua experiência.

roupas-impressora-3Droupas-impressão-3D

Conforto acima de tudo

Em entrevista à Folha, Danit fez questão de lembrar da importância da pesquisa antes de realizar qualquer trabalho prático. Afinal de contas, estamos falando de uma impressora 3D que tem o plástico como a principal matéria-prima. Deste modo, a estilista fez uma série de estudos para que a peça de roupa fosse o mais maleável possível, como se fossem feitas de algodão. Outro detalhe que vale lembrar é que Danit investiu muito para chegar onde está hoje. Alugar ou mesmo comprar impressoras especiais ainda é bem caro, sem contar as matérias-primas, como plástico e cola especiais que também não são nada baratas.

roupas-feitas-em-impressora-3D

A intenção, claro, é que com o passar dos anos esta tecnologia fique mais barata e acessível. E vale lembrar que o caso de Danit já não é mais o único no mercado. A designer Behnaz Farahi já criou uma peça de roupa em impressora 3D (acima) que muda de aparência dependendo de onde está graças a uma câmera embutida na peça que capta as emoções de interlocutores. E grandes marcas da moda já apresentaram peças feitas parcialmente em 3D em seus desfiles – foi o caso, por exemplo, da Versace e da Chanel, que incorporaram a tecnologia com o uso de outras texturas.

impressora-de-roupas-3D

Agora conte aqui pra gente o que achou de toda esta tecnologia. Você acha que a modelagem e costura como conhecemos hoje pode acabar ou a novidade representa apenas mais uma alternativa no mundo da confecção? Deixe sua opinião nos comentários. Inclusive, conte pra gente: você usaria uma peça de roupa feita numa impressora 3D?

Com informações de Canal Tech, Elle, Folha, Lilian Pacce.
Imagens: elle.abril, techtudo, folha.uol.