Projeto transforma lonas e redes de pesca em roupas sustentáveis

roupas-sustentaveis-lonasA coleção de roupas sustentáveis ‘Mar Limpo’ tem como principal objetivo criar um consumo consciente nas pessoas e diminuir o lixo no mar. Saiba mais!

Num mundo onde o racionamento de água e a reciclagem do lixo são temas importantes na sociedade atual, uma palavra resume todas as ações e atitudes que fazem do nosso planeta mais limpo e consciente: sustentabilidade. Mas o que é ser sustentável pra você? Pra gente, o termo é mais do que aquele discurso clichê sobre mudar o mundo. É realizar ações que mudam uma comunidade inteira – tipo o seu bairro, por exemplo – e a tornam exemplos para outras regiões que se contaminam mediante o reflexo das boas ações.

roupa-sustentavelNeste mês, ficamos sabendo sobre uma iniciativa superlegal e que merece todo o protagonismo do mundo: estilistas estão utilizando lonas de barco e redes de pesca para a criação de peças de roupas sustentáveis. A ideia está ganhando os holofotes de ‘moda sustentável’, mas o projeto vai muito além que uma simples tendência. Ela veio para revolucionar a forma de como consumimos a moda.

O poder transformador das roupas sustentáveis

Upcycling. O nome pode soar um tanto quanto complexo, mas o significado já é um grande conhecido de todo mundo: reaproveitar e, de certa forma, reconfigurar a forma como usamos nossas roupas, dando valor àquilo que a sociedade julga como inútil e que vai para o lixo. Unido a isso, temos a preocupação ambiental e o desafio de consumir menos e ser mais criativo na hora de se vestir.

Leia também:
15 truques de costura para usar e favoritar

Muita gente da moda já faz isso. Os brechós, por exemplo, são uma excelente forma de reaproveitar roupas; na outra ponta, muitos estilistas já estão dando uma cara nova às peças de coleções passadas e ressignificam peças que estariam fadadas a um manequim ou o fundo de uma gaveta. O resultado não pode ser outro: sustentabilidade e muita criatividade.

roupas-sustentaveisUm exemplo, é o que está fazendo a marca Santa Costura de Todos os Panos em parceria com a ONG Mar Limpo, que criaram uma linha de roupas sustentáveis que usa como matéria-prima redes de pesca e lonas velhas jogadas no oceano. A ideia surgiu lá pelo ano de 2008, quando o capitão Carlos Cabral criou a ONG que atua no litoral paulista e por meio de um amigo em comum conheceu a estilista Gabi Meirelles, que já conhecia e trabalhava o conceito ‘slow fashion’, mas nunca tinha aflorado este conceito de ‘upcycling’.

O resultado é este que você vê nas imagens que ilustram este post. No começo, claro, houve dificuldades. A começar pelo tipo de tecido, que não é maleável e precisa ser trabalhado de uma forma a garantir o pleno caimento. Outro detalhe importante: os tecidos possuem manchas e desgastes que a estilista fez questão de preservar, pois todos estes detalhes contam uma história, e ela não quis apagar.

costura-sustentavelAo todo, foram criadas quatro peças de roupas sustentáveis feitas completamente com lona: blazer, saia, bermuda e calça. Há ainda as bolsas feitas com redes de pesca, que inclusive preservam os nós e os pequenos rasguinhos. A coleção foi batizada com o nome de ‘Mar Limpo’ e todas as peças criadas nesta primeira leva já estão à venda online.

costuras-sustentaveisVale lembrar que, com o retorno das vendas desta primeira coleção, os criadores pretendem aumentar a linha de produtos e, inclusive, atingir mais e mais pessoas e assim ampliar o consumo consciente. Parte da verba, claro, também vai para a ONG, o que garante a continuidade do projeto.

Agora conta pra gente o que você acha destas roupas sustentáveis. Usaria estas peças propostas pela coleção Mar Limpo? Deixe sua opinião nos comentários!