5 dicas para sair da informalidade e arrasar na costura

como-sair-da-informalidade

Sair da informalidade já não é mais um sonho. Separamos segredinhos ótimos que vão fazer de você a melhor profissional de costura. Confira todas as dicas!

A crise não dá trégua e estamos há um bom tempo tentando nos adaptar a esta nova fase que fez do desemprego uma mola propulsora para a informalidade. Sem dinheiro e sem um trabalho, muita gente fez dos seus hobbies uma fonte de renda – e tudo isso sem pensar em um plano de negócios ou mesmo estudar o mercado no qual começou a atuar.

O problema disso é que não parar e pensar no trabalho que está sendo feito acaba sendo perigoso para a saúde do negócio a médio e a longo prazo e é exatamente por isso que a gente resolveu te dar algumas dicas para sair da informalidade costurando – principalmente se você fez da costura a sua principal fonte de renda. Assim, você não vai precisar recorrer a um plano B ou mesmo largar a sua paixão por causa da falta de organização profissional.

Leia também:
5 dicas para atrair clientes e fazer do ateliê um sucesso
5 razões para você montar ateliê de costura

Saia da informalidade costurando e vendendo o seu peixe

A dica aqui é fazer com que o maior número de pessoas conheça o seu trabalho e consiga recomendá-lo sempre que possível. E mais do que o boca a boca, vale também se expor na internet – é uma ferramenta barata, muita gente já tem acesso e com ela é possível gerenciar redes sociais e até mesmo criar um site com fotos e descrições detalhadas do seu serviço ou produto.

profissional-da-costura

Seja bom naquilo que faz e não queira abraçar o mundo

Quando estamos na informalidade é extremamente natural que a gente queira fazer de tudo para gerar renda e isso pode ser o problema, porque você acaba investindo tempo em muito trabalho e acaba por não dar o melhor de si em nada, pois tem muita coisa pra fazer. Então, a palavra-chave aqui é foco: tente analisar quais são suas expertises é invista num talento em especial – assim as garantias de se profissionalizar são bem maiores –  principalmente quando sobrar um dinheirinho para fazer um curso ou comprar o Corte de Ouro! 😉

como-sair-da-informalidade-dicas

Burocracia, o mal necessário

Só de pensar na palavra burocracia dá arrepios, mas é preciso se render a isso em nome de um bem maior: a sua profissionalização. E antes de sair assinando papéis enlouquecidamente por aí e pagando muitas taxas, pesquise e analise o que é necessário para o momento em que você está: será que preciso correr atrás de alvarás? Tenho que ter alguma autorização especial de terceiros? Que impostos estão envolvidos nesta etapa? Enfim, isso é bem importante para você separar de uma vez pessoa física e jurídica e até saber pra onde estão indo os seus gastos, lucros e investimentos.

sair-da-informalidade

Tenha o melhor atendimento

Não, não queremos ser clichês, mas o bom atendimento sempre faz o cliente voltar – e isto muito tem a ver com o seu compromisso como prestador de serviço e seu profissionalismo que só tende a aumentar. Disponibilize um telefone para contato, esteja sempre disposto a ajudar e tenha paciência – mesmo nos momentos em que é um pouco difícil. E, claro, sorriso no rosto nunca faz mal a ninguém e torna o dia de qualquer pessoa melhor – principalmente dos seus clientes.

dicas-para-se-profissionalizar

Recolha depoimentos e feedbacks

Provavelmente você já costura e modela há algum tempo e possui clientes fiéis que não abrem mão de consultá-la e contratar os seus serviços. Então, agora você tem uma missão: entre em contato com estes clientes e recolha o depoimento deles em texto ou em vídeo. Depois, coloque estas opiniões nas redes sociais e até no site que você já fez ou vai fazer. Isto é muito importante para conquistar novos clientes e ainda dar credibilidade ao seu negócio.

sair-da-informalidade-dicas

Agora que você já tem todas as dicas para sair da informalidade, conte nos comentários o que você vai fazer neste ano para se profissionalizar e levar a costura para o mundo! Ah, e vale lembrar que você pode sair da informalidade com o Corte de Ouro. Se você não conhece o produto, basta clicar aqui para saber mais e comprar online!

Imagens: Blog Senac SP, www.kelownatailoring.ca, lawthesisproofreading.com, ghanaprice.com.