5 segredos de costura que todo iniciante precisa saber

costura-segredos

Se você está começando neste mundo das linhas e agulhas, nós separamos alguns segredos de costura que vão te deixar muito mais experiente. Saiba tudo!

Independentemente da profissão, a experiência é uma grande aliada de um bom trabalho. Mas para ser considerado bom no que faz, é necessário tempo e muito, mas muito estudo, pois só com o conhecimento a gente consegue aprender e estar por dentro dos principais macetes do ofício. No mundo das linhas e agulhas não é diferente, e existem segredos de costura que vão surpreender principalmente aqueles que estão começando.

E aqui no blog, reunimos algumas dicas bem básicas que, provavelmente, as costureiras mais experientes estão carecas de saber, mas com toda certeza elas agradeceriam se tivessem contado com estes segredos de costura muito antes de errar coisinhas tão básicas.

Entre os segredos de costura, a importância do molde

segredos-para-costurar

A gente sempre fala aqui que o molde de roupa é a base de todo o processo de confecção, mas sempre vale reforçar! Estude o molde e amplie ele com carinho e paciência, pois isto é uma das garantias de que você vai fazer a peça perfeitamente. Se por algum motivo você tem dúvidas e ainda tem dificuldades quando o assunto é modelagem, precisa conhecer o Corte de Ouro, que permite desenhar apenas com duas medidas: busto e quadril. Vale espiar como o método funciona aqui!

Saiba usar a tesoura

Depois da máquina de costura, a tesoura é uma das ferramentas mais importantes na vida de uma costureira. Então, é preciso investir em peças de qualidade para que elas não ‘engasguem’ e comprometam o corte do tecido. Por falar em corte de tecido, não esqueça de utilizar o giz de alfaiate para fazer um corte reto, do jeito que o molde pede. Aqui tem outro segredo de costura: quando realizar este corte, verifique se o tecido está do avesso, afinal de contas, a gente não quer que aqueles pequenos errinhos comuns sejam visíveis não final, né?

segredos-costureira

Errou no decote? Tem jeito!

Mesmo sendo superexperiente, alguns erros acontecem e isso é extremamente natural. Agora como cada costureira reage aos erros, demonstra toda a experiência que ela possui. Como esses segredos de costura aqui são para iniciantes, vale anotar: se você ousou muito no decote, basta usar renda para deixar a peça muito mais discreta e bonita. Aproveite para usar todo este lado criativo para dar um jeito em outras pecinhas, como transformar vestidos em saias ou camisetas em regatas.

segredos-costura

Alinhavar sempre!

Mais do que um segredo de costura, este é um verdadeiro conselho de costureiras mais experientes: alinhavar parece uma perda de tempo, já que alfinetar é muito mais rápido, mas a pressa acaba sendo inimiga da perfeição. Muitas vezes você precisará desfazer tudo o que fez na máquina para alinhavar e aí então começar tudo de novo.

Planeje sua peça de roupa

Se tem uma lição que podemos aprender com todos os segredos de costura passados anteriormente, é que o planejamento de uma peça de roupa é superimportante. Desde os croquis, passando pelos moldes e escolha do tecido para a confecção, cada peça de roupa exige um prévio estudo para que tudo aconteça conforme planejado. Claro, que muitas das vezes, falta tempo, mas principalmente quando estamos começando, tudo isso é muito importante para aprender e evitar desperdício de tecido.

segredo-costura

Concentre-se e se não der certo, pare!

A gente vai ter que te confessar uma coisa: mesmo adorando escrever aqui no blog, vez ou outra, nós temos aquele bloqueio criativo que faz a gente perder o fio da meada. Isso é extremamente natural e no mundo da costura isso também acontece – se não aconteceu, com certeza vai acontecer.

segredos-de-costura

Se a paciência acabou e o ponto não vai pra frente de jeito nenhum, dê um tempo para você. Sim, a gente sabe que as vezes é supercomplicado parar quando a agenda está apertada e há muito material para entregar, mas, vamos combinar: melhor parar cinco minutinhos, do que ficar 1 hora tentando trabalhar em alguma coisa que não vai pra frente!

Agora conta pra gente: você que é iniciante, gostou dos nossos segredos de costura? E se você já é uma costureira experiente, conte pra gente seu segredinho de costura!

Imagens: Amanda Farquharson, Daily View, Skelbiu.lt, Noticias Bol, Estilo Boutique
Com informações de Ateliê Basile, Costure Bem.

  • Viviane Brito

    boa tarde, comprei o kit corte de ouro, e nao consegui fazer o molde corretamente, procurei videos mas infelizmente nao encontrei nada para me auxiliary, e é claro sou iniciante apaixonada por costura e tentando aprender essa arte.

    • http://www.armarinhosweb.com.br/ Armarinhos Web

      Boa noite
      Você pode acessar nosso canal no YouTube.
      Tem vários vídeos explicando como usar nosso kit.
      Obrigada

      Enviado do meu iPhone