Sewing Machine Orchestra | Conheça projeto musical!

sewing-machine-orchestra

Lembra que há pouco tempo conversamos com a Lisa Simpson (aquela artista que apresentou um musical com máquinas de costura no Festival de Curitiba)? Então, achamos outro projeto bem legal pela web que tem tudo a ver com o tema e que você adorará conhecer também. Trata-se do Sewing Machine Orchestra ou, em bom português, orquestra com máquinas de costura. Conheça!

O projeto Sewing
Machine Orchestra

O Sewing Machine Orchestra é um projeto musical idealizado pelo músico canadense Martin Messier. Trata-se de algo inovador e que, em resumo, faz das máquinas de costura instrumentos musicais. Ah, mas você pode pensar: as máquinas de costura são barulhentas e é impossível fazer algo mais artístico do que as roupas. Claro que não, o projeto do compositor é focado no gênero eletrônico e não só o som, mas as luzes também fazem toda a diferença para complementar o espetáculo.

orquestra-com-maquinas-de-costura

Abaixo, trazemos dois vídeos disponibilizados pelo artista em sua página oficial. O primeiro mostra o espetáculo propriamente dito e o outro mostra o processo de elaboração da Sewing Machine Orchestra, ou seja, a ‘afinação dos instrumentos’ para que tudo ocorresse como planejado.

Nada de equipamentos tecnológicos

O Sewing Machine Orchestra é composto por oito máquinas antigas da Singer, aquelas pretinhas supertradicionais e uma aparelhagem criada pelo próprio artista para poder gerar amplificação do som, além dos detalhes de sincronização com iluminação.

Messier é conhecido por realizar experimentações musicais, explorando a sonoridade de qualquer elemento do cotidiano. Ele usa toda a imaginação e criatividade e seu projeto Sewing Machine Orchestra já o levou para se apresentar em festivais internacionais como o Elektra Festival, de Montreal, e o Festival Scopitone, da França.

E você, o que achou desta ideia? Muito criativo, né?

Fontes: Mmessier e The Creators Project