O que é e como funciona o sistema Lutterloh?

sistema-lutterloh-corte-de-ouro

Para quem não sabe, o nosso querido Corte de Ouro também é conhecido por outro termo: sistema Lutterloh, e a gente explica a origem deste nome aqui!

O Corte de Ouro é um método de modelagem bastante prático e que faz o maior sucesso no Brasil, mas o que você pode não saber é que ele não nasceu aqui. De origem alemã, o produto que possibilita ampliar moldes de roupas apenas com duas medidas, tem mais história do que você pensa e nestes 80 anos de tradição, a novidade ainda agrada as mais diferentes gerações – graças ao sistema Lutterloh. E é exatamente dissso que falaremos hoje aqui no blog!

Sistema Luttherloh é o mesmo que Corte de Ouro?

corte-de-ourosistema-lutterloh

Bom, digamos que os dois termos estejam associados e apesar de parecer que estamos falando de coisas diferentes, na verdade todos os caminhos levam ao método de modelagem único e que permite a ampliação de moldes de roupas apenas com duas medidas. Deste modo, o sistema Luttherloh se refere ao Corte de Ouro, mas dando ênfase a quem criou a técnica: a costureira alemã Maria Luttherloh.

Lá pela década de 30, Maria Luttherloh sentia dificuldades em encontrar roupas elegantes e que ficassem sob medida ao seu corpo.  Na época, ela tinha 17 anos, era estudiosa e tinha um grande apreço pela proporção áurea e a regra de ouro (daí o nome ‘Corte de Ouro’). Usada sobretudo nas artes e matemática, esta proporção basicamente rege todas as medidas, da natureza ao corpo humano e é a premissa básica do produto que a jovem alemã criou.

o-que-e-sistema-lutterloh

Um exemplo prático desta proporção áurea é o Homem Vitruviano criado pelo artista Leonardo da Vinci no século XV. O desenho prova por A mais B que o comprimento dos braços abertos é igual a nossa altura e a medida da orelha corresponde a um terço da face e assim por diante. E foi baseado nisso tudo que Maria Luttherloh resolveu criar uma técnica que se utilizasse destas proporções para fazer suas próprias roupas – e tudo isso, só usando duas medidas: busto e quadril.

Leia também:
Como ampliar molde de roupa com o Corte de Ouro?
5 facilidades que você só encontra no Corte de Ouro

Parece um pouco maluco pensar que usando somente duas medidas é possível criar moldes de roupas perfeitos, mas o método dá certo e não é à toa que a novidade começou a se espalhar pelo mundo até chegar ao Brasil. Assim, o sistema Luttherloh ganhou espaço e muita gente já se rendeu ao Corte de Ouro. Dá só uma olhada em como o produto funciona no vídeo.

Perceba que o kit Corte de Ouro vem com tudo o que você precisa para começar: mais de 200 moldes da moda, acessórios para o desenho, além de uma fita métrica especial exclusiva e vitalícia – sim, a fita é o grande segredo e sem ela você não consegue fazer os moldes, isto porque ela possui uma escala especial diferente para que a ampliação funcione.

sistema-lutterloh-o-que-e

O mais legal é que o produto sofre constantes atualizações e você, como costureira e modelistas, sempre fica por dentro das principais tendências. Os cadernos suplementares vendidos separadamente também são uma oportunidade de aumentar a coleção de moldes de roupas gastando bem pouco para isso. Tem edições especiais de modelitos clássicos, exclusivamente masculinos, mais despojados e tantas outras publicações.

sistema-lutterloh

Então, agora que você já conhece o sistema Luttherloh e o Corte de Ouro, que tal comprar e se destacar em 2018? O produto que vendemos aqui no site é totalmente em português, é completo e ainda, se precisar, te damos todo o suporte para que você comece com o pé direito. Não perca tempo e adquira o seu Corte de Ouro aqui!

Imagens: zipzop.nl, Hobby, Create and Craft.