5 dúvidas e 5 respostas sobre tecidos para patchwork!

Conversamos com a artesã paulista Bia Ribeiro para tirar todas as suas dúvidas
sobre tecidos para patchwork. Confira, pois o post está MA-RA!

padrao-armarinhosMesmo quem já tem experiência na área de artesanato, costura e patch precisa trocar ideias com quem entende do assunto ou recorrer aos livros e a própria internet para sanar aquela pulguinha atrás da orelha que insiste em comprometer nosso trabalho. Por isso, nós da Armarinhos Web, decidimos tirar dúvidas sobre os tecidos para patchwork. Sim, esta matéria-prima essencial precisa ser escolhida com critérios e para ajudar resolvemos recorrer a Bia Ribeiro, uma artesã paulista expert e supertalentosa.

tecido-para-pacthworkPara quem não se lembra, a Bia Ribeiro já passou aqui pelo blog. Na ocasião, falamos sobre o evento no qual ela participou aqui em Curitiba (que foi onde nós a conhecemos!) o Quilt & Craft Show. Muito criativa, a Bia já está há mais de 10 anos na área e, inclusive, até foi para a Europa conquistar referências e aprimorar seu trabalho. Se não bastasse, a profissional dá aulas e é ótima na produção de peças maiores em patch. Por isso, a convidamos para esclarecer cinco dúvidas naturais sobre tecidos para patchwork, a fim de que leigos e artesãos mais experientes comecem ou continuem com o pé direito e façam trabalhos lindos. Vale anotar todas as dicas, hein?

quilt-e-craft-show

Estande da Bia Ribeiro que nós visitamos na Quilt & Craft Show 2013.

O que devo analisar na hora de comprar
tecidos para patchwork?

“O melhor tecido para usar é o de algodão. Eu sempre compro algodão de primeira. Para uma iniciante, que ainda não sabe diferenciar a qualidade dos tecidos, sugiro olhar a trama do tecido. Se tiver uma trama muito aberta, eu não usaria. Depois da compra, sempre molho os tecidos. Primeiro para verificar se soltam tinta. Depois, para o encolhimento. Se soltar tinta, eu descarto. Não vou comprometer meu trabalho final com manchas”.

Viu só? A escolha do tecido é apenas um passo para a qualidade do seu trabalho final. Por isso, tenha atenção a este detalhe!

tecido-para-pacthwork-comprartecido-para-pacthwork-ideias

Qual é a sua dica para os leitores que querem comprar tecidos para patchwork pela internet?

“Para comprar tecidos pela internet, o essencial é comprar de uma loja idônea. Ter referências ajuda muito. Depois, seria interessante que você soubesse o fabricante. Com o tempo e pesquisas, você conseguirá selecionar os bons fabricantes. Isso também vale para os tecidos importados. A palavra “importado” não garante qualidade”.

Isso mesmo, Bia! Muitas vezes as pessoas podem até ficar com os olhinhos brilhando para os tecidos advindos do exterior, achando que estão arrasando, mas, assim como outros itens do cotidiano, é preciso tomar cuidado, pois assim como existem materiais ruins no Brasil, lá fora também tem materiais duvidosos.

tecido-para-pacthwork-ideiatecido-para-pacthwork-dicas

Existe regra de cores ou algum outro truque para que
todos os retalhos garantam uma boa composição?

“A hora de combinar é sempre complicada para quem está iniciando. Eu gosto de ter um tecido principal, a estampa central, por exemplo. Depois vou agregando outras estampas, sempre com cores encontradas no tecido principal. Gosto de misturar muitas estampas, mesmo não sendo da coleção. Se você tem dificuldade para combinar, o uso da cartela com o círculo das cores ajuda muito. Você encontrará as cores que se complementam. Outra opção para iniciantes é começar comprando uma coleção de tecidos. Nela você já terá as estampas coordenadas”.

Em resumo, combinar tecidos para patchwork exige um pouquinho de ousadia, ou seja, é preciso tentar mesclar, desfazer, mesclar de novo até encontrar um ponto de equilíbrio que garanta aquela harmonização lindona. Não tenha medo! Fazer patch é experimentação!

tecido-para-pacthwork-escolhertecido-para-pacthwork-dica

Há uma peça curinga que todo iniciante em
patch precisa se arriscar a fazer?

Eu aconselho sempre começar com uma peça pequena. Pode ser uma almofada ou até uma manta. Usar vários blocos para fazer uma peça é legal, pois podemos ensinar técnicas diferentes de patchwork. Um erro muito comum é as pessoas acharam que tudo com tecido é patchwork. Não é. Você pode fazer uma bolsa, uma nécessaire usando a técnica do patchwork. Mas o fato de costurar uma bolsa de tecido, uma boneca ou mesmo uma aplicação não caracteriza o patchwork. São outras técnicas”.

Tá aí o recado para quem pensa que patchwork é apenas a união de tecidos. Há centenas de práticas que podem ser utilizadas que deixam cada trabalho único e totalmente personalizado. Para quem está começando, vale procurar por inspirações na internet e, quem sabe, começar uma aulinhas na sua cidade para ficar craque!

tecido-para-pacthwork-maria-biaQual é a máquina de costura ideal para fazer patchwork?

“Podemos usar qualquer máquina para fazer o patchwork. Você não precisa gastar fortunas numa máquina nova se tem uma em casa. O que podemos adaptar é o pezinho de costura, dependendo do sistema métrico usado. Como ensino patchwork em polegadas, uso o pezinho de 1/4″, que é a minha margem de costura. Se você costura em centímetros, pode usar o pezinho de costura normal, que já vem com a máquina. Outros pezinhos especiais você pode comprar para facilitar seu trabalho, como o de quilting reto e o de quilting livre. Eles facilitam na hora de finalizar o trabalho com a manta, pois o trabalho fica mais volumoso. As máquinas mais modernas têm muitos pontos e funções. Você só precisa analisar se vai usar todos os recursos oferecidos. Se não for, uma boa máquina com ponto reto será suficiente”.

E aí, o que está esperando para usar a sua maquininha, hein?

tecido-para-pacthwork-como-comprar

Ateliê da Bia é uma organização que só! ♥

Com vontade de comprar tecidos para patchwork, criar trabalhos lindos e, quem sabe, criar uma renda extra? Vem ver o que tem de bom em nossa loja virtual, vem!

*Todas as imagens que ilustram este post foram gentilmente cedidas pela Bia Ribeiro.

  • ana maria claudino miranda

    Amei todas as dicas sempre bom aprender.
    Muito obrigada.

    • Armarinhos Web

      Oi Ana Maria! Que bom que gostou :) Volte sempre!

  • Rosy Santos

    lindo seu trabalho