6 tecnologias de costura facilitam o trabalho no ateliê

tecnologias-na-costura

Fique antenada e saiba quais são as tecnologias de costura que estão revolucionando o mercado de confecção e transformando o modo como fazemos roupas.

Às vezes a gente fica tão concentrada e focada nos trabalhos do ateliê que não dá bola para o que está acontecendo no mercado. Mas como boa profissional, é muito importante ficar antenada no que anda rolando por aí, para modernizar o trabalho e ainda otimizar o tempo de produção de cada roupa.

Por isso, a equipe Armarinhos Web decidiu listar no post de hoje algumas tecnologias de costura que estão fazendo o maior sucesso. Depois, conta pra gente se você usa uma ou mais dessas novidades e qual delas você está louca para ter no seu ateliê, tá?

1. Máquina de costura digital entre as tecnologias de costura

A máquina de costura digital não é mais uma novidade, mas a gente não poderia deixar de elencá-la aqui porque esta tecnologia de costura ainda não é lá muito acessível, muito por causa do preço que ainda é bem salgado. No entanto, investir em uma máquina de costura digital compensa o custo-benefício.

tecnologia-de-costura

Nas máquinas mais ‘simples’, por exemplo, você consegue programar o ponto de costura que deseja um toque e algumas chegam a fazer 700 pontos por minuto; já as máquinas de costura digitais mais modernas, já possuem um verdadeiro ‘tablet’ na lateral, no qual você pode controlar tudo o que o equipamento faz. Alguns modelos, inclusive, possuem portas USB e câmera perto da ponta da agulha para você acompanhar todo o processo de confecção.

Design como diferencial

As novas máquinas de costura também podem ter um design todo diferentão. Foi o que encontramos pela internet nestas imagens abaixo. A gente não sabe precisar se estes equipamentos já estão à venda – até mesmo porque muitos designers criam protótipos e buscam investimentos para viabilizar o projeto no mundo real, mas que elas são superdiferentes – isto ninguém pode negar!

costura-high-tech

A primeira máquina de costura, trata-se de uma opção portátil – quando ‘dobrada’, ela mais parece um notebook que cabe em qualquer cantinho e ainda pode ser levada para qualquer lugar. Já o segundo modelo, com design super slin permite costurar rapidamente.

2. Tecidos e a tecnologia vestível

Wearable é um novo termo que tem movimentado e tem dado um novo sentido às tecnologias de costura. Em resumo, a palavra dá vida a um novo conceito chamado de tecnologias vestíveis. Seguindo esta ideia, surgem peças de vestuário inteligentes que de alguma forma favorecem o bem-estar do usuário. Hoje, existe um verdadeiro mercado e pesquisas constantes que aprimoram o conceito wearable, e umas dessas novidades é um tecido que armazena energia solar e corporal.

tecnologias-na-costura-tecidos

Uma equipe de cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia criou um tecido que armazena energia em fibras embutidas. Há exatos 11 anos trabalhando nesta pesquisa, ainda há muito o que aprimorar, mas este foi apenas o pontapé inicial para o que eles acreditam que vai contribuir para a produção de roupas interativas (vestidos com luzes de LED, por exemplo).

3. Bordado automático

tecnologias-de-costura

A gente viu está imagem no blog Entre Linhas e Costuras e ficamos extremamente impressionados com a tecnologia implantada. O equipamento, que estava em exposição na Tecnotêxtil Brasil 2015 é uma máquina de bordar industrial que tem a capacidade de bordar 12 tecidos ao mesmo tempo. Tudo de uma forma perfeita!

4. Máquina de costura para pessoas com deficiência

costura-tecnologias

A gente já falou sobre a máquina de costura para pessoas com deficiência, lembra? Mas é claro que não poderíamos deixar de elencar aqui neste post sobre tecnologias de costura, afinal, a inclusão é algo essencial em qualquer área de conhecimento e na área de confecção não é diferente. O equipamento, foi criado por estudantes do Senai do Rio de Janeiro e eles acabaram de ganhar um prêmio pela iniciativa.

5. Tesoura a laser

tecnologias-de-costura-tesoura-a-laser

Toda costureira que se preze precisa ter uma certa intimidade com a tesoura, afinal, o corte perfeito é algo essencial para a confecção e modelagem. Então, a tesoura a laser – já comercializada por muitas lojas especializadas – vem para facilitar o processo, te ajudando a cortar qualquer tipo de tecido com precisão. O raio laser cria uma linha reta que direciona pode onde a tesoura precisa passar.

6. Epson, a impressora de tecido

tecnologia-costura

A SureColor F7170 custa US$ 20.000. Preço um pouco salgado para o mercado brasileiro.

A já conhecida e superfamosa empresa de impressoras Epson criou no ano passado um equipamento de fazer inveja aos estilistas e costureiras de plantão. Trata-se de uma impressora para tecido com custo mais acessível que possibilita que profissionais autônomos consigam compra-las e façam peças com mais qualidade. O único defeito dela é não imprimir estampas em materiais sintéticos que são reativos ao calor, como é o caso do poliéster.

Agora conta pra gente, quais das tecnologias de costura você mais gostou?

Imagens: Jornal Voz da Serra, Artezanet, Armarinhos São José, PSFK, Blog da Joca, YouTube.