Tecnologias de moda mostram que o mercado está em alta

tecnologias-costura

Cada dia que passa mais e mais tecnologias de moda que facilitam a vida de clientes e indústrias. Saiba mais e fique por dentro das tendências!

O mundo está cada vez mais moderno e não é preciso ir muito longe para perceber que as tecnologias estão dominando e facilitando a nossa vida. E no segmento de costura e modelagem não é diferente e o que se vê são produtos e outros itens muito diferentes e cada vez mais acessíveis. Por isso, para te deixar atualizado, nós separamos o que achamos ser as mais recentes novidades neste setor. Leia até o final, pois você vai se impressionar com todas estas tecnologias de moda e costura!

Máquina que passa roupa sozinha chega em abril

Prazer para alguns e um verdadeiro pesadelo para outros. É assim que muita gente encara o momento de passar a roupa. Mas, se você acha esta atividade do dia a dia um problema e muitas vezes na vida saiu com a roupa toda amassada pra não precisar chegar perto do ferro, eis que já existe uma tecnologia de moda que acabará com este sofrimento. É a Effie, a máquina que passa roupa sozinha.

Criada por designers britânicos, esta inovação tem o poder de passar 12 peças de uma só vez – de camisetas a lençóis. E ainda possui três funções distintas: secagem (dry effie), vaporização (steam effie) e passagem de contato (iron effie). O mais legal é que a máquina se conecta a um aplicativo que avisa no seu smartphone que a roupa está passadinha, pronta para uso. O produto estará à venda no mês de abril pela bagatela de R$ 3 mil.

Antena Têxtil

Parece que daqui a pouco você não vai mais precisar lutar incansavelmente com a conexão de dados do seu celular ou wi-fi. Um projeto desenvolvido por alunos da USP faz com que a gente possa vestir uma antena de recepção de sinais. Isso mesmo! Uma antena acoplada à qualquer peça de roupa que melhora a recepção da internet sem fio e que pode servir como um localizador e mesmo se conectar a aplicativos que possam passar informações médicas à distância – sim, seu médico pode verificar seus batimentos cardíacos sem precisar estar dentro de um consultório.

Leia também:
6 tecnologias de costura facilitam o trabalho no ateliê
Roupas feitas na impressora 3D, a nova aposta fashion

tecnologia-de-costura

Protótipo de antena têxtil usou o denin, mesmo tecido utilizado para o jeans. O motivo para o uso deste material é o fácil acesso somado à resistência.

E não é só isso. A partir do momento em que se cria um dispositivo de conexão vestível, as aplicações são muitas: radiocomunicação para fins militares, monitoramento de pacientes em um hospital ou de alunos em uma escola. Só vale lembrar que, como se trata de um projeto de estudo, ainda não está disponível no mercado. Ainda.

Máquina que dobra roupas sozinhas

Se existe uma máquina que passa roupas sozinhas, porque não vai existir uma tecnologia que possa dobrar as peças para você, não é mesmo? A Laundroid é um equipamento moderno, que se integra facilmente à decoração e que, pasme, usa inteligência artificial para compreender o tipo de peça para dobrar tudo corretamente (em seu banco de dados há quase 300 mil tipos de imagens de roupas).

O único problema da máquina é que ela ainda é um pouco lenta para dobrar as roupas, levando cerca de 10 minutos para finalizar apenas uma peça. E nem é preciso dizer que o preço ainda é um pouco salgado: R$ 50 mil. É, ainda está mais fácil e barato pagar alguém para dobrar suas peças de roupas.

Roupa com proteção UV

tecnologias-de-moda

O verão chegou e a gente procura se proteger dos raios solares das mais diferentes formas, sendo a principal delas o uso de protetor solar. Mas e se as nossas próprias roupas pudessem oferecer proteção UV? Sim, as roupas de algodão oferecem proteção, mas num fator muito baixo e é exatamente por isso que alunos da USP estão desenvolvendo uma tecnologia de moda e costura para que as peças ofereçam este benefício ao corpo, além do protetor solar.

Baseada num modelo australiano que existe há algum tempo, a roupa desenvolvida por brasileiros possui um estudo próprio, no qual o tecido é resistente a água – o que evita o seu desgaste e a diminuição da proteção com o tempo.

Espelho tecnológico

tecnologias-de-costura

Esta inovação ainda é apenas um protótipo, mas já está dando o que falar nos principais sites e blogs de tecnologia. Isto porque a inovação permite experimentar peças, sem necessariamente vesti-las. Tudo funcionaria à distância e por meio de um espelho virtual no qual seria possível até simular o cenário no qual você usuária a peça. O protótipo da Amazon visa, sobretudo, as compras feitas online, onde você precisa comprar para experimentar depois, então, com este espelho, a gente evitaria arrependimentos e trocas.

Agora conta pra gente: o que você achou destas tecnologias de moda e costura? Compraria uma das inovações? Conte tudo nos comentários!

Imagens: jornal.usp.br, La Voz, cms-connected.com, Bazar La Boutique.
Com informações de Massa News, Jornal USP, Olha Digital, Tecnologia IG.