Top 20 termos de costura mais utilizados

termos-de-costura

Ficar atento aos termos de costura mais utilizados é importantíssimo para todos que costuram, seja profissionalmente ou apenas por hobby. Eles são muitas vezes, uma maneira de finalizar peças com perfeição, tipo de corte, modelo exclusivo de costura e até nomeiam materiais em uma linguagem mais coloquial. Por isso, fizemos esse top 20 termos de costura, para você ficar por dentro dos significados e aproveitar muito mais as habilidades com agulha e linha.

Termos de costura populares

Top 20 de A a Z

Aviamentos: Todo e qualquer tipo de acessório necessário para costurar. Isso inclui zíperes, botões, elásticos, alfinetes, etc. Tudo o que faz parte da montagem da peça, com exceção do tecido.

termos-de-costura-aviamento

Aplique: Segue a mesma lógica da palavra. Os apliques são tecidos anexados à peça para dar outro acabamento ou alongar.

Barbatana: Material utilizado para enrijecer estruturas de peças como corpetes. Pode ser feita de náilon, plástico ou metal.

Bainha ou Barra: Arremate ou acabamento final da peça afim de não desfiar o tecido. Existem inúmeras maneiras de fazer esse acabamento na máquina e até mesmo à mão. É um dos termos de costura mais utilizados.

Casa de botão: Parte do fecho com botão. A casa é o furo no tecido por onde passa o botão, normalmente feitas na máquina para aperfeiçoar o acabamento. Pode ser feita à mão ou usada como efeito de decoração.

Cós falso: Cós são tiras de tecido por onde passam elásticos, ou simplesmente a parte que fica fixa à cintura ou quadris. O cós falso é feito com apenas uma tira de elástico que fica presa à cintura.

Dobra invisível: Dobra sem linha ou pontos de costura aparente. É feita com parte da dobra unida ao lado adjacente.

Drapejado: Várias dobras em sequência para criar efeito de pregas no tecido. Pode variar entre um tipo de tecido e outro.

Franzido: Usado para decorar peças de roupa, é feito com uma ou mais camadas de tecido sobrepostas.

termos-de-costura-franzido

Forro: Tecido extra costura junto ao tecido principal. Sempre fica do lado de dentro da peça para torna-la volumosa, opaca ou para esconder costuras.

Lado direito: Lado do tecido que fica à mostra.

Linha de corte: É usada como guia para cortes, muito parecida com moldes.

Margem da bainha: Tecido extra separado para dobrar e fazer a barra.

Molde de tecido: Réplica do molde de papel feito em tecido de algodão. É como um teste, para visualizar o caimento da peça.

termos-de-costura-molde-de-tecido

Pala: Parte de cima que dá sustentação a saias e vestidos.

Pence: É o termo de costura mais utilizado para ajuste de roupa. Possui formato afunilado para se adequar ao corpo.

Retrocesso de ponto: Feito na máquina com o ponto de trás para a frente sobre uma fileira. É utilizado para arrematar e garantir que o fio não escape.

Traçado de alinhavos: forma de posicionar o tecido, definir por onde a máquina deve costurar. É feito à grosso moldo, para que depois de costurado na máquina, o fio possa ser removido com facilidade.

termos-de-costura-alinhavos

Vinco: Dobra no tecido formada propositalmente por costuras.

Existem muitos outros termos de costura utilizados com frenquência nesse meio. Eles são sempre atualizados de acordo com a moda, estação e método de costura. Por isso, acompanhe o nosso blog e saiba de todas as novidades. Aproveite para adquirir o seu Kit Corte de Ouro! Os novos cadernos complementares estão com muitas novidades de inverno.

Imagem: maisqalgumacoisa