Termos de costura | Fique por dentro da técnica!

termos-de-costura

Todas as profissões têm seus jargões e, é claro, que no mundo da costura não seria diferente. Assim, quem é novato ou mesmo aqueles que já possuem certa técnica no ramo, ambos se depararam com palavrinhas que mais parecem verdadeiros palavrões ou, ainda, podem confundir pelo duplo sentido que possuem. Desta forma, como a Armarinhos Web está sempre por dentro das novidades do mundo fashion, decidimos criar uma compilação básica com os termos de costura que costureiras e alfaiates precisam saber. Confira!

Termos de costura básicos
e importantes! De A a Z

Esperamos que você aprenda com os termos de costura, mas que também amplie nosso vocabulário dando ideias para complementação posterior. Sabemos que o mundo do corte e costura não para nunca, e só mesmo  um bom trabalho em equipe pode deixar este minidicionário bem completo. Aproveite!

Acessórios: Podem ser elementos secundários e complementares da roupa que você veste, como por exemplo, um cinto, bolsinhas e pulseiras diversas, ou também ser os alfinetes e fita métrica do seu ateliê, ou seja, objetos pequenos, mas que fazem a diferença na hora de costurar. O conjunto de acessórios para fazer uma peça (botões e fitas, por exemplo) são chamadas de aviamento.

Alinhavar: é uma técnica para preparar o tecido para costura.

Anorak: É um tipo de casaco para regiões bem frias. O corte do tecido é mais reto e, por isso, é mais comumente usado entre os homens. Mulheres que optam pelo anorak, preferem modelos mais justos que funcionam bem com uma malhazinha de lã.

Babado: Detalhe a mais contido em uma roupa que dá um ar mais sofisticado. Pode ser aquela renda na barra de sua blusa ou aquele franzido em malha da sua saia.

Baggy: Tem gente que tem um verdadeiro pavor deste tipo de calça que tem por característica ser mais folgada em cima e ir afunilando à medida que chega aos tornozelos.

termos-costuraBainha: Modelos industriais de roupa, na maioria das vezes, não possuem o caimento feito para o corpo do brasileiro. Um exemplo disso são as calças, que, volta e meia, você precisa fazer um pequeno ajuste no comprimento para que a peça não fique arrastando e produza um visual desleixado.

Balonê: Tipo de roupa onde o tecido possui caimento virado para dentro. Por exemplo: existem os vestido balonês que algum tempo atrás eram tendência, mas que hoje não são mais tão comuns assim.  É um modelo que deve ser evitado por pessoas mais gordinhas já que a modelagem ‘achata’ dando a impressão de que você é maior.

Bandana: Tecido em formato de triângulo que pode ser colocado na cabeça, mas também faz às vezes de assessório, podendo ser amarrado na calça ou na bolsa. Não há critérios para o tipo de tecido ou estampa.

Bandeira: É uma pequena amostra de como ficará a costura final.

Boca de Sino: Tipo de calça na qual as barras são maiores, formando, literalmente, uma boa de sino. Foi um modelo muito usado nas décadas de 60 e 70.

Bolero: É um casaquinho que chega, ao máximo, até a altura da cintura. Por ser produzido com tecido mais fino e simples é ideal para ser usado na época de meia-estação (nem tão frio, nem tão calor).

Cache-coeur: É um modelo de roupa onde o decote transpassa pelo peitoral por amarrações simples.

termos-de-corte-e-costuraCanguru: Por mais que você pense que o animal da Austrália não tem nada a ver com costura nós te damos um bom argumento: Canguru nos termos de costura é um tipo de bolso frontal que ocupa, por vezes, quase toda a metade inferior da blusa. Parecendo, assim, a bolsa, na qual a mamãe canguru carrega seus filhotes.

Casear: Peças de roupas que precisam de botões, você utiliza um termo de costura conhecido: é o casear, ou seja, abrir casas para colocar os botões.

Cerzir: Técnica para não deixar qualquer tipo de costura visível.

Corte enviesado: Parece que a palavra está sendo dita errada, mas o termo de costura é lido e escrito assim mesmo. Trata-se de um corte feito em diagonal para deixar a peça com maior caimento.

Customizar: É uma ação no mundo da moda e da costura que tem por princípio personalizar a peça com toda a criatividade.

termos-usados-na-costuraFashionista: Termo de costura mais usado atualmente para designar pessoas intimamente envolvidas com a moda.

Fuxico: É um pequeno acessório de tecido feito manualmente e que pode ser aplicado nos mais variados tipos de peças. Pode-se fazer tapetes, bolsas, proteções para sofá e muito mais. O fuxico, por vezes, é base de renda de muitas famílias de varias regiões do país que vivem do artesanato.

Habillé: Tipo de vestido que pode ser curto ou comprido normalmente usado em ocasiões que exigem maior elegância.

Jardineira: Tipo de macacão feminino muito comum no verão.

termos-da-alta-costuraPatchwork: Forma de reaproveitar tecidos, costurando um ao outro e assim criar peças de roupa pessoal e também roupas de cama.

Pence: Tipo de costura feito por dentro da peça para que ela se ajuste ao corpo.

Tailleur: Conjunto de paletó e saia que sempre temos dúvidas de como se escreve.

E lembrando: os termos de costura podem ser constantemente atualizados e contamos com você para completar o nosso dicionário. Deixe sua opinião aqui nos comentários e conferira as dicas para conseguir a costura perfeita com o Corte de Ouro!

Adaptado de Das Marias blog  e Sunspecial Blog

apostila-de-costura

  • nelma r dos santos fabri

    ola gostaria que me enviasse informações de como adiquirir este curso obrigado

  • Jónior de Faria Antunes

    Macacão jardineira não é só feminino. Eu adoro.