Tesoura de costura | Saiba como usá-las a seu favor!

tesoura-costura

Toda modista, seja ela iniciante ou experiente, tem a sua caixinha de costura com os principais itens para realizar os trabalhos à mão ou na máquina. São linhas, agulhas, botões e tantos outros materiais bem importantes. Assim, na postagem de hoje, falaremos de um objeto em especial que não pode faltar em qualquer ateliê: a tesoura de costura. Já pensou na sua vida sem ela? Resolvemos fazer uma postagem especial elencando os principais tipos e finalidades. Confira!

Tipos de tesoura de costura

As tesouras de costura são muito fáceis de encontrar em qualquer armarinhos, mas dependendo do design que possui, elas podem ser maiores, menores e contar com funções que vão além do corte. Veja os modelos abaixo como são diferentes um do outro.

tesoura-de-costura

1. Tesoura de costura grande

A tesoura de costura grande é a mais conhecida de todas e, com certeza, você tem em seu ateliê. É usada, principalmente, para cortar grandes partes de tecido e sua lâmina pode chegar até 30 centímetros.

2. tesoura para costura especial

Este modelo de tesoura de costura é própria para fazer roupas, ou seja, enquanto que a primeira pode ter outras finalidades além da confecção, esta, por sua vez, tem um design diferenciado que permite ficar encostada à mesa na hora de cortar o tecido. É muito usada para o corte de bordas retas de tecido.

3. Tesoura multiuso

É uma tesoura de costura muito parecida com aquelas usadas na escola. O material possui cerca de 10 centímetros e pode ser usada tanto para acabamentos feitos na máquina quanto para cortar sobras de pano.

4. Tesoura para bordado

Esta tesoura de costura é menor que o modelo anterior, mas não duvide de seu potencial só porque ela é pequena. Esta tesoura é muito boa para entrar em cantinhos difíceis e realizar acabamentos com mais qualidade.

tesouras-para-costura

5. Tesoura para papel

Depois que você faz seus moldes de roupas, é necessário cortar os desenhos  para, daí então, aplicar ao tecido. Esta tesoura de costura possui um design diferenciado e lâminas bem afiadas para o corte deste material em especifico. Para quem acha frescura, aí vai o principal motivo: cortar papel com as tesouras de tecido danificam o material, deixando-as ‘cegas’.

6. Tesoura de arremate

A tesoura de arremate é um item bem diferente dos outros modelos mostrados anteriormente. Alem do design diferenciado, ela é acionada por molas e é usada para cortar a ponta de linhas. Somente linhas e não tecidos.

7. Tesoura de picotar

Por fim, nossa última tesoura de costura é a que tem a finalidade de cortar em zigue-zague, arrematar costuras e criar bordas decorativas. O resultado do trabalho fica lindo e com muita qualidade.

E você, qual tesoura de costura usa mais? Conte pra gente nos comentários!

Fonte: Costura Passo a Passo (Publifolha)

apostila-de-costura