As principais tesouras para costura e artesanato. Confira!

tesouras-para-costuraQuem é costureira ou trabalha com artesanato, sabe que são inúmeros os instrumentos de trabalho. Seja para o corte, desenvolvimento ou melhor acabamento, estas ferramentas são responsáveis por aquele quê a mais no produto final. Justamente por isso, hoje falaremos sobre os tipos de tesoura para costura e artesanato, além de explicar suas características e funcionalidade. Um ótimo post para quem ainda está dando os primeiros passos neste mundo tão colorido e mega criativa. Confira!

Tipos de tesoura para costura mais utilizadas

Embora sejam muito comuns em ateliês de costura e armarinhos, as tesouras para costura são pouco conhecidas, porém, contam com funcionalidades que vão muito além do cortar e variam de tamanho e preço. Dentre os vários tipos de tesouras que ilustramos aqui, algumas são mais conhecidas, como é o caso da tesoura grande para costura.

tesouras-para-costura-dicas_
Tesoura grande para costura:
como o nome já diz, esta tesoura é a maior de todas e costuma ser utilizada para cortar tecidos, pois permite não somente o corte quanto a continuação em linha reta, já que sua lâmina é maior do que as outras. Ao contrário dos outros tipos de tesoura para costura e artesanato, esta pode ser utilizada para outros fins também.
_
_

tesouras-para-costura-novidadesTesoura para costura especial: é possível notar a diferença logo na primeira vista, já que este tipo de tesoura para costura e artesanato é curvada, facilitando o manejo da mesma ao cortar tecidos que precisam de maior precisão. Ou seja, a mão fica encostada na mesa, por exemplo, é da mais firmeza ao realizar o corte.
_
_
_
tesouras-para-costura-para-costura_
Tesoura para bordado:
a tesoura para bordado é bem pequena e isso se justifica pela sua funcionalidade, já que ela serve para realizar pequenos ajustes e acabamentos em cantos de difícil acesso para uma tesoura comum.
_
_
_
_

tesouras-para-costura-e-artesanato_
_
_
Tesoura multiuso:
este tipo de tesoura pode ser usada para bastante coisa além da costura e do artesanato. Se não fosse pontiaguda, poderíamos dizer que ela é igual àquela utilizada nas escolas. Além disso, é um dos modelos menores de tesoura para costura e artesanato encontradas no mercado.
_
_
_
_
_

tesouras-para-costura-dica_
_
Tesoura de picotar:
esta é uma das tesouras com mais funcionalidades na costura e no artesanato, pois pode cortar em zigue-zague, arrematar costuras e ainda criar aqueles contornos com detalhe diferenciado na peça.
_
_

tesouras-para-costura-modelos_
_
Tesoura para papel:
quem trabalha com artesanato e principalmente com costura, sabe que para quase tudo o que será confeccionado é necessário um molde. Para tanto, estes moldes são desenhados em papel e depois devem ser cortados. Esta tesoura possui lâminas próprias para cortar papel, sendo mais afiadas para um corte mais preciso.
_
_
_
_
_
_
_
tesouras-para-costura-ideias
_

Tesoura de arremate: muito diferente dos outros modelos de tesouras para costura e artesanato, a tesoura de arremate é utilizada só para cortar a ponta das linhas, sendo essa a sua única funcionalidade. Além disso, ela é acionada por molas, diferentemente das tesouras apresentadas anteriormente.
_
_
_
_

Conhecer os principais tipos de tesouras para costura e artesanato é essencial para trabalhar com muito mais qualidade. Utiliza alguma tesoura diferente que citamos aqui? Conte pra gente nos comentários!

Imagens: Ferro Minimax, Dias Silva, Armarinhos25, Zoo Crazy Wolrd, Starmak BH, Casas Bahia.

 apostila-de-costura