Tipos de Máquinas de Costura | Domésticas, Portáteis, Overlock e mais

tipos-de-maquina-de-costura

Foto de Anielle Krause, via Pinterest.

Costurar é uma arte. Há quem costure por gostar de moda, há quem costure como forma de renda, há quem costure por hobbie e muito mais. Sem costura não teríamos Fashions Weeks pelo mundo afora e nem tampouco estilo. Estilo para se vestir, estilo de vida…Tudo se resume a ter estilo. E é claro que para tudo isso dar certo como numa engrenagem é preciso ter o equipamento ideal. Cá pra nós, se você começou a ler este post e está aqui no blog é porque gosta de uma boa costura, e assim como nós está interessado em saber quais os tipos de máquinas de costura existentes.

Então agulha na mão e fio na máquina! Vamos explicar quais são os tipos de máquina de costura: domésticas, portáteis, overlock e industriais. Tudo de forma fácil e detalhada. Se você está pensando em adquirir uma boa máquina de costura, já vai ser saber o tipo de máquina que precisa.

4 tipos de Máquinas de Costura – Entenda um a um

Basicamente, no mundo da moda temos 4 tipos de máquinas de costura. Veja abaixo cada uma delas e as diferenças entre os modelos.

Máquinas de Costura Domésticas

tipos-de-maquinas-de-costura-domesticaA máquina de costura doméstica é aquela convencional, com acessórios para costuras caseiras. São feitas para garantir estabilidade na hora de costurar. Vale ressaltar que alguns modelos, como alguns da Singer, podem ser profissionais e possuem especificações que podem facilitar a costura em áreas difíceis (mangas, perna de calças). Atualmente, entre os tipos de máquina de costura, a caseira doméstica é ótima com recursos que permitem até pregar elásticos finos, como os de lingerie por exemplo. Podem costurar de forma reta e com agulhas duplas. No mercado, temos muitas marcas reconhecidas como Singer e Elgin. Com elas você pode optar por máquinas de costura Braço Livre ou Base Plana. Porém, na hora de escolher um modelo doméstico você deve levar em consideração que tipos de pontos vai fazer. De qualquer forma, é importante saber que uma máquina doméstica não é adequada pra uso profissional ou uso intenso.

Máquinas de Costura Portáteis

tipos-de-maquina-de-costura-portatilEste tipo de máquina de costura é derivado da doméstica. Sendo portátil, não deixa de ser caseira e/ou doméstica. A diferença é que elas geralmente são mais leves, não contam com uma estrutura de mesa, e obviamente são mais compactas para facilitar o transporte e manuseio. No entanto, não deixam a desejar. Há modelos de máquinas portáteis no mercado excelentes. A maioria tem enchedor de bobina automático, cortador de fio, controle de velocidade, lançadeira e tudo que as domésticas comuns também têm. São indicadas tanto para quem tem experiência com costura quanto para quem não tem. Os modelos mais recentes de máquinas de costura portátil contam com mais de 10 tipos de pontos utilitários. Parecem de brinquedo, mas garantem uma costura perfeita!

Máquinas de Costura Overlock

tipos-de-maquinas-de-costura-overlockAs máquinas de costura tipo overlock (ou Overloque) são ideais para acabamentos, mas simultaneamente permitem a costura. Podem ser usadas em casa ou em linhas pequenas de produção. São opções certeiras para fechamentos de peças e são boas quando unem a qualidade de pontos industriais para a praticidade em casa. O grande diferencial de uma máquina de costura overlock é a quantidade de pontos por minuto (geralmente mais de mil). Há também o diferencial de costurar com dois fios, um na agulha e outro no looper.

Máquinas de Costura Industriais

tipos-de-maquina-de-costura-industrialSão máquinas de costura para produção em larga escala. Elaboradas por marcas, geralmente são computadorizadas e costuram somente algumas peças e/ou alguns pontos especiais. Ou seja são usadas somente por indústrias do setor têxtil.

Gostou da nossa explicação? Contribua você também nos deixando comentários.

Boa Costura :)

PS: Aproveite e conheça o Corte de Ouro, o jeito mais fácil de fazer moldes de roupas. Só clicar aqui.

apostila-de-costura

  • ana paula

    Boa Noite!
    Gostaria de saber o valor do kit.

    • Armarinhos Web

      Olá Ana Paula,

      O Kit inicial está em promoção em nosso site por R$ 399,90. O kit contém: O Manual Corte de Ouro com 280 moldes + Estojo com a fita métrica exclusiva do sistema + um kit com duas réguas em acrílico. Você pode parcelar suas compras em até 18x sem juros no cartão de crédito ou à vista com desconto. E para entrega estamos com a promoção de frete grátis.

      Estamos à disposição.

      Abraços

    • http://Coisasimportadasdaju.loja2.com.br Juliana

      Ola,

      Quero uma maquina que eu consiga fazer vestidos de renda e tule etc… Coisas mais finas. Qual maquina voce me sugere?

  • http://web.com.br Geraldina Alves Dias

    ola ! boa noite gostaria de comprar uma maquina de costura domestica , mas que também bordasse é possivel ter uma assim?

    • Armarinhos Web

      Olá Geraldina,

      Uma máquina doméstica irá somente trabalhar com costura simples e algumas mais detalhadas. Uma máquina que caseira que além de costurar borde desconhecemos no mercado. Se obtivermos alguma informação sobre a existência de um produto igual ou similar as suas necessidades lhe informaremos.

      Estamos à disposição.

      Abraços

    • marta

      Minha mãe fazia lindos bordados, em lençois, toalhas de mesa.. para uma loja, e tudo com uma máquina singer, manual, só pedalando, o importante é saber como usar os implementos da máquina…

  • Iza

    Estou em duvida entre duas maquinas, uma com overlock simples e outra sem!!!!
    Não sei se vale a pena pagar um pouco mais pra ter essa função.
    Minha finalidade e fazer costura caseira mesmo, reparos e algumas peças para meus filhos.

    • Armarinhos Web

      Olá Iza,

      Como você só necessita de uma máquina para costura caseira e para pequenos reparos, a mais simples pode lhe ajudar muito.
      Overlock você utilizará somente em casos isolados mais nem sempre. Estamos à disposição.

      Abraços

  • http://armarinhosweb claudenice

    Gostaria de saber qual o preço de uma overlock, já que pretendo montar um atelier para pequenos reparos e concertos, eu já possuo uma máquina domestica. Onde comprar e como comprar.
    Gostei muito das sugestões do armarinhos web e do manual corte de ouro.

    • Armarinhos Web

      Olá Claudenice,

      No momento não trabalhamos com a venda de máquinas de costura.
      Estamos à disposição para dúvidas e esclarecimentos sobre os produtos.

      Abraços

  • Daniela

    Olá. uma maquina com 02 pontos é ruim ?

  • luciene

    qual a melhor marca da maquina caseira ?e q tem mais ponto? e pq?

    • Armarinhos Web

      Olá Luciene,

      Indicamos as máquinas Singer para o trabalho doméstico. Conheça os modelos acessando: http://www.singer.com.br/

      Estamos à disposição.

      Abraços

  • Camilla

    O tipo de pano influencia no tipo de máquina que devo usar ? por exemplo: panos mais finos, rendas e etc…

    • https://plus.google.com/u/0/103590838391213767202/posts Jéssica

      Olá Camila, o tipo de máquina influencia sim, tanto que exitem máquinas maiores e menores, inclusive as que realizam somente acabamento nos tecidos. Assim, costura de jeans e couro, por exemplo, precisam de máquinas mais resistentes e maiores.

      Abraços!

  • Leticia Oliveira

    oi gente me ajuda por favorr!!!!
    qual e a melhor maquina para fazer vestidos? eu adoro vestidos e estou aprendendo a costurar.. mas eu quero uma maquina que fique com acabamento bom e que seja menos complicado d se mexer… me ajudem!!! e me indiquem tbm a melhor marca…

    • Armarinhos Web

      Olá Leticia,

      Indicamos a sua visita no site da Singer: http://www.singer.com.br
      Lá você encontrará a máquina que se adaptará a sua necessidade.
      Estamos á disposição.

      Abraços

  • Jariza Lins

    Olá,
    Estou quero aprender a costurar e pretendo comprar uma máquina para poder realizar esse sonho meu. Tenho vontade de fazer ajustes nas barras em peças de jeans, mas também costurar umas bermudas de brim para meu marido. Além disso, gostaria costurar roupas em tecidos finos e delicados para mim, mas também fazer belas cortinas para minha casa e capinhas de plástico para meus eletrodomésticos. Fui no site da Singer e fiquei em dúvida entre dois modelos a Facilita Super 2968 e a Facilita Pro 4423. Entrei em contato com duas pessoas no comércio, uma disse que a Pro é mais robusta, mais forte e indicada para o que estou querendo fazer; a outra disse que a Pro é made in China e mais fraca do que a Super e que eu não deveria confiar nela. Estou muito em dúvida, vocês poderiam me ajudar com a opinião de quem entende mais dessa área, especialmente levando em consideração que sou iniciante. Minha dúvida também é porque li em vários sites e blogs que devemos ter cuidado na hora de escolher a nossa máquina, nem com recursos de mais, para não gastar muito dinheiro desnecessário, nem com recursos de menos para quando precisar dos recursos para fazer um tipo de costura, ficar sem ter opção e precisar comprar outra máquina em pouco tempo. Por favor, me ajudem, costurar sempre foi um sonho meu.

    Atenciosamente,

    Jariza Lins

    • Armarinhos Web

      Olá Jazira,

      Para o início na costura indicamos uma máquina caseira, simples para que você com o tempo possa ter facilidade no manejamento do equipamento e possa cada vez mais aprimorar seus conhecimentos.

      Estamos à disposição.

      Abraços

    • Quenia

      Que lindo seu sonho Jazira, siga em frente, não desanime! Nossa máquina de costura seja ela qual for torna-se uma amiga, eu até converso com elas rsr, Passamos a conhece-la tanto que até consertamos pequenos defeitos ou probleminhas que pelo cansaço as vezes aparecem nelas rsr. Bjs, tudo de bom, Deus te abençoe

  • luciana

    gostaria de saber se com a maquina overlock da singer posso fazer qualquer tipo de roupa, como camisa, calça leguin,casacos, quais os tipos de pontos que ela faz, costura reta,etc…

    • Armarinhos Web

      Olá Luciana,

      Sugerimos à você que entre no site da Singer: http://www.singer.com.br e solicite uma explicação mais coerente ao fabricante da máquina.

      Estamos à disposição.

      Abraços

  • monica

    Olá, meu sonho sempre foi fazer minhas próprias roupas, gostaria de saber qual o tipo de maquina é indicado, não entendo muito, mas pretendo fazer um curso, só queria comprar a maquina antes pra ja ir testando. Tem tantos modelos no mercado, queria saber qual é o mais indicado pra isso.

  • Lutiane

    Gostaria de trabalhar confeccionando fantasias, qual é a overloque que posso comprar.Desde já agradeço

    • Armarinhos Web

      Olá Lutiane,

      No momento trabalhamos apenas com Modelagem e Patchwork. Pra informações sobre máquinas de costura, indicamos o site oficial da Singer: http://www.singer.com.br

      Estamos à disposição.

      Abraços

    • CLAUDIA PAES

      SE VC FOR TRABALHAR COM TECIDOS PLANOS TBEM VC PODE USAR A INTERLOK POIS FAZ A COSTURA RETA E O OVERLOK AO MESMO TEMPO E CASO VC PRECISE USAR EM ALGUM MOMENTO SÓ A OVERLOK BASTA TIRAR A AGULHA DA COSTURA RETA MAS SE VC FOR TRABALHAR SÓ COM MALHAS E TECIDOS QUE TENHAM ELASTICIDADE PODE USAR A OVERLOK COMUM OU A PONTO CADEIA QUE É MAIS REFORÇADA A COSTURA
      ESPERO TER AJUDADO!

  • Rodrigo Martinez

    OI PRECISO DE UMA MÁQUINA PARA COSTURAR CORVIN, COURINO E NAPA… IMITAÇOES DE COURO. QUAL SERIA A MELHOR?

    • Déia Camargo

      Transporte triplo industrial
      ..Já trabalhei com esse material …