Tipos de pontos de costura à mão | Veja nosso TOP 10!

tipos-de-pontos-de-costura-a-maoA Armarinhos Web preocupa-se em sempre mostrar novidades e ferramentas para quem trabalha com costura. Além disso, tentamos sempre ajudar quem quer aprender a costurar, por isso, hoje vamos mostrar 10 tipos de pontos de costura à mão para quem deseja aprender a costurar. Confira!

Tipos de pontos de costura
à mão mais conhecidos

É claro que existem outras formas de fazer os 10 tipos de pontos de costura à mão elencados abaixo e você, modista experiente, pode deixar seu depoimento nos comentários para que possamos compartilhar todo o nosso conhecimento e realizar reparos com muito mais qualidade, ok?

Ponto-Atrás

tipos-de-ponto-de-costura-a-mao

O ponto-atrás é conhecido por ser resistente e por isso, é utilizado para confeccionar peças. Para fazê-lo você precisará trabalhar da direita para esquerda levando a agulha para cima, deixando um espaço e levando a linha de volta ao final do último ponto.

Ponto Corrido

tipo-de-ponto-de-costura-a-mao

O ponto corrido é muito utilizado para decoração. Para fazê-lo você precisará trabalhar da direita para esquerda conduzindo a agulha para dentro e para fora a fim de fazer pontos e espaços alinhados.

Chuleio

pontos-de-costura-a-maoO chuleio é um tipo de ponto de costura diagonal que costuma ser costurado com fio simples em uma borda sem acabamento para evitar que desfie. Para fazê-lo você deverá trabalhar da direita para esquerda, dando um ponto na borda do tecido. A profundidade do ponto irá depender da espessura do tecido. Em tecidos finos, o indicado é fazer pontos superficiais.

Ponto Caseado

ponto-de-costura-a-mao

Dentre os tipos de pontos de costura à mão, o ponto caseado é um dos mais básicos. Ele costuma ser usado para fazer casas de botão e fixar fechos. Deve ser sempre costurado em uma borda sem espaços entre os pontos. Para fazê-lo você deverá trabalhar da direita para esquerda, empurrar a agulha da borda superior até o tecido, enrolar a linha atrás da agulha conforme ela entra e sai do tecido. Ao puxar, surgirá um nó na borda.

Ponto de Espinha

ponto-de-costuraO ponto espinha é considerado um ponto útil, já que, mesmo deixando fixo proporciona movimento para a peça. Ele é muito utilizado para fixar bainhas e forros. Para fazê-lo você deverá trabalhar da direita para esquerda dando um pequeno ponto horizontal em uma camada e depois na outra para que a linha se cruze.

Ponto Batido

ponto-de-costura-tiposO ponto batido é conhecido por ser um dos tipos de pontos de costura mais firmes e resistentes e é indicado para unir duas camadas de forma definitiva. Para fazê-lo você deverá trabalhar da direita para esquerda dando um ponto reto e curto na borda do tecido. O ponto batido é muito utilizado para fixar vieses e forros.

Ponto de bainha oculto

tipos-de-ponto-costura

Este ponto, como o próprio nome diz, é utilizado para fixar bainhas. Para fazê-lo você deverá e depois na outra. O ponto de bainha oculto é muito parecido com o ponto de espinha que vimos anteriormente.

Ponto de bainha invisível

fazer-ponto-de-costura

Este tipo de ponto  de costura tem o mesmo princípio e função do ponto de bainha oculto, contudo, ele fica sob a borda do tecido e por isso, deve ser discreto. Para fazê-lo você trabalhará da direita para esquerda e fará o mesmo ponto do ponto de bainha oculto.

Ponto Cruz

fazer-ponto-de-costura-a-mao

O ponto cruz entra em nossa lista de pontos de costura à mão, pois é utilizado para fixação provisória e manter pregas no lugar após a confecção e também pode ser utilizado para fixar forros. Para fazê-lo você precisará fazer uma fileira de pontos alinhados na diagonal em um sentido e, em seguida, uma fileira de volta sobre eles para formar cruzes.

Pontos Alinhavados

Todos os tipos de pontos de costura alinhavados têm uma utilização específica. O alinhavo básico une duas ou mais peças de tecido. Para fazê-lo, você precisa começar iniciando um nó e usando um fio simples fazendo uma costura reta e espaçada de modo uniforme.

Os pontos de costura alinhavados longos e curtos são versões alternativas do alinhavo básico sendo muito utilizado quando o ponto vai ficar na peça por algum tempo. Para fazer você precisa fazer pontos longos com espaços curtos entre eles.

tipos-pontos-costura

O ponto alinhavado diagonal é ótimo para segurar dobras ou tecidos sobrepostos e para fazer basta trabalhar na vertical dando pontos horizontais.

E por fim, o ponto alinhavado oculto que é utilizado para segurar a dobra de um tecido em outra peça de tecido. Para fazer, basta dar um ponto na dobra e em seguida um ponto no tecido de base.

O sistema Corte de Ouro

E aí, aprendeu um pouco mais sobre os tipos de pontos de costura à mão? E para te auxiliar ainda mais no aprendizado de confecção, recomendamos o sistema Corte de Ouro. O Corte de Ouro com seu método prático e eficaz facilita a confecção dos moldes de roupas e garante caimento ideal nas peças. Ele utiliza apenas duas medidas (busto e quadril) e consiste em ligar pontos conforme o manual indica. No material Corte de Ouro vem todas as ferramentas necessárias para a confecção dos moldes de roupas e mais um livro de moldes com 280 modelos das mais diversas peças para as mais variadas ocasiões. Além disso, ao final de cada temporada o Corte de Ouro lança mais um livro de moldes com as tendências do momento para te manter sempre atualizada. Assista ao vídeo!

Para mais informações sobre como fazer moldes de roupas com o Corte de Ouro entre em contato conosco! Armarinhos Web: Rua Deputado Chafic Curi, 130 – 80810-330 – Curitiba, Paraná, Brasil – Tel: (41) 3039-6618 – contato@armarinhosweb.com.br.