Tipos de tecidos para roupas | Conheça os mais usados!

tipos-de-tecidos

Na postagem anterior falamos que já existe um método bem bacana para quem quer costurar sem qualquer tipo de curso ou anos de experiência. Porém, se você não conta com bons materiais para costurar, o ofício se torna bem mais complicado, sem falar no acabamento que também não será dos melhores. Assim, além de optar por uma boa máquina de costurar, contar com bons acessórios e espaço próprio e organizado, você precisa conhecer os mais variados tipos de tecidos para roupas para aplicar em suas peças. Deste modo, elaboramos uma postagem falando sobre o assunto, dando dicas de como usar cada um. Confira!

Tipos de tecidos para roupas:
Costure com qualidade!

Todos os tipos de tecidos para roupas, basicamente, são fios entrelaçados. Dependendo da espessura dos fios, de onde eles são, da quantidade utilizada e também da cor escolhida, você obtém os mais variados tipos de nomenclaturas e preços diferenciados. No mercado atual existem muitas opções, porém, elencamos os mais procurados pelo público: dos produzidos industrialmente (os sintéticos) até aqueles produzidos de forma natural.

Maquinetado

É um tecido bastante elaborado, ideal para produzir peças mais sociais, já que ao longo do entrelaçado, pequenos desenhos geométricos vão sendo formados no mesmo tom do fundo.

Algodão

Não tem como negar que o algodão é um tipo de tecido curinga e que todo mundo conhece. Devido a sua maciez e flexibilidade, pode ser usado para a confecção de lingeries, passando pelas peças mais esportivas até chegar as sociais.

tipos-de-tecido

jacquard

Com certeza você conhece este tipo de tecido para roupa das propagandas de colchões que fazem questão de dizer que o produto contém este material. E não é por menos, além de ser um tecido fino e macio, o jacquard é produzido com uma quantidade grande de fios que se cruzam formando desenhos elaborados, do tipo clássico-vintage.

 estampado

tipos-de-tecidos-para-roupas

Os tipos de tecidos estampados para roupas podem ser de diversos materiais. O que importa mesmo é a cor e os desenhos. Normalmente, eles aparecem mais no verão, mas nada impede que no inverno eles apareçam para quebrar aquele clima frio que se forma na moda. Podem ser florais, geométricos, artísticos e o que mais a criatividade mandar. O chitão é um bom exemplo de tecido estampado (aquelas capas de almofadas da vovó).

Tecido de malha

São tipos de tecidos para roupas ideais na produção de peças de meia estação, já que eles não oferecem grande proteção para frio, nem para o calor. Devido a sua flexibilidade e maciez, oferece muita comodidade para quem usa a peça.

Tecido de viscose

A viscose é um tecido muito versátil e pode ser usado tanto para peças do vestuário quanto para a costura de forrações para sofás, por exemplo. É produzido apenas de forma industrial e isto explica a sua alta resistência.

Veludo

É um tecido fofinho que já esteve muito na moda há um tempo (nos armarinhos era o tecido mais caro), mas que hoje é visto como um material meio ‘over’, ou seja, em peças do vestuário quase não é usado mais. Porém, não podemos negar a sua nobreza na cena têxtil.

Seda

tipos-de-tecido-para-roupas

Outro tipo de tecido para roupa muito nobre é a seda. Antes produzidos apenas de forma natural, nos dias atuais já há a possibilidade de produzi-lo de forma industrial. É um material fino, ideal para vestido de festa.

Lona

Saída diretamente dos caminhões e sacos de batata, a lona passou para o cenário de confecção há algum tempo e ganhou, principalmente, a moda feminina. Seu lado rústico, de alta resistência e pouco trabalhado agrada aqueles que não gostam tanto de cores e que querem ter personalidade. Com a lona, principalmente, pode se elaborar bolsas.

tipos-de-tecido-para-costura

Renda

É um tecido com fios entrelaçados de forma mais aberta, por isso, são mais transparentes e exigem sobreposição. Por este ‘problema’, o tecido ganha status somente de acabamento e, desta forma, acaba sendo pouco aproveitado nas confecções.

***

É claro que existem muitos outros tipos de tecidos para roupas, mas sinta-se a vontade para deixar aqui nos comentários o tecido que você adora usar na hora de costurar!

Texto adaptado dos sites MdeMulher e Key Vieira

25 comentários sobre “Tipos de tecidos para roupas | Conheça os mais usados!

  1. Renato/SP em disse:

    Eu gostaria de fazer duas perguntas:
    1-Qual o nome daquele tão utilizado tecido das bermudas do estilo surfista?
    2-Quero saber se a produção de tecidos é exclusiva para as Indústrias, ou tambem pode ser feita em menor escala (mesmo que com muito sacrifício) com a mesma qualidade e diversidade no (tecido) produto final.

    • Armarinhos Web em disse:

      Olá Renato,

      O tecido para bermudas estilo surfista é microfibra.
      Já a questão dos tecidos. Eles são fabricados somente para empresas e em grande quantidade. Para você adquirir em menor quantidade para você, deve se dirigir as empresas revendedoras do varejo.

      Estamos à disposição.

      Abraços

  2. heloiza em disse:

    eu gostei muito desse site pq ele me ajudo em algumas coisas pq eu quero ser extilista quando eu cresce entao eu ja to começando com a lista de tecidos ,mas eu acho que ainda falata coisa ,eu desejo boa noite a todos

  3. Cleonice em disse:

    boa noite !!!!
    gostaria de saber qual tipo de tecido para fazer saias longas soltas e saias sociais abaixo do joelho.
    agradeço e desejo uma boa noite

  4. tatiane cruz em disse:

    Boa tarde!!!

    Gostaria de saber qual tipo de tecido devo utilizar para fazer terninho feminino.

  5. Olá… gostaria de saber qual tecido usar para fazer um macacão, curto de manguinha princesa?

    • Armarinhos Web em disse:

      Olá Sarah,

      O tecido mais indicado para esse macacão seria o Tricolini de algodão.

      Estamos à disposição.

      Abraços

  6. rebeca fernandes em disse:

    boa tarde!
    eu queria saber que tipo de pano usa para fazer saia babado e blusa morcego?

    • Armarinhos Web em disse:

      Olá Rebeca,

      Indicamos tecidos leves como: Chifom, Crepe, Malha, Seda e o Cetim.

      Estamos á disposição.

      Abraços

  7. fiquei empresionado com as estampas os dezenhos gostaria de saber como faz pra compra um tecido deses tem no brasil custa muito caro. compa pelo site ou telefone qual o site ou telefone ou endereço obrigado

    • Jéssica em disse:

      Olá Abelino!

      Estas imagens de tecidos que usamos foi apenas para ilustrar o post de uma forma bonita. Para comprar de fato, uma pesquisa rápida na internet pode te ajudar a encontrar os tecidos mais bonitos que estão perto de você. Nesta aqui (http://casabelem.com.br/) você encontra muitas opções e ainda compra online!

      Abraços!

  8. Nataniela em disse:

    Boa Tarde,
    Qual tecido para fazer saia e vestido longos?

    • Armarinhos Web em disse:

      Olá Nataniela,

      Os tecidos mais usados são a Seda e o Chifon para esse tipo de vestimenta.
      Estamos à disposição.

      Abraços

  9. Lidivania em disse:

    Olá, gostaria de saber o tipo de tecido para saia godê. Obrigada!

    • Armarinhos Web em disse:

      Olá Lidivania,

      O melhor tecido para uma saia de alfaiataria é o super 100 (lã fria), a mesma usada para os ternos masculinos. Algumas gabardines e crepes também dão bom caimento.

      Estamos á disposição.

      Abraços

  10. Aline em disse:

    Oi, queria saber qual o tecido mais indicado para fazer saia godê que fique um pouco armada ?

    • Armarinhos Web em disse:

      Olá Natalia,

      O tecido em questão acreditamos que seja malha. Como na maioria das peças da marca, que apresentam um tecido maleável, leve e com um caimento perfeito.

      Estamos à disposição.
      Abraços

  11. thais em disse:

    Ola poderia informa algum sit de confiança q venda estes modelos de tecidos… Onde moro tem onde vende mas procuro estampas diferentes das q tem aqui

    • Armarinhos Web em disse:

      Olá Thaís,

      No momento trabalhamos apenas com os Manuais Corte de Ouro.
      Estamos à disposição.

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>