ANOTE! 5 truques de costura para iniciantes

truques-costura

Mesmo que você saiba muita coisa, sempre há espaço para aprender mais e compartilhar experiências. Veja nossos truques de costura e anote para não esquecer!

Costurar é uma arte e o ofício está longe de ser algo ultrapassado. Principalmente com a crise, muita gente achou nas linhas e agulhas uma maneira de gerar renda e garantir um sustento. Afinal, a profissão exige muita dedicação, aprendizado contínuo e, porque não, conhecimento dos principais truques de costura. Você que está lendo este post, provavelmente tem um segredinho na manga – e nós também, tanto que fizemos uma lista bem legal aqui. Será que você conhece todas as dicas?

Entre os truques de costura, procure métodos práticos

A costura, como qualquer outro ofício, vive uma constante evolução e você não pode ficar preso ao passado, por mais que a tradição lhe pareça conveniente e mais fácil. É preciso se abrir para o mundo e perceber que alguns métodos podem otimizar o trabalho e tornar a prática de modelagem e costura muito mais eficiente. Um exemplo: muita gente chega até nós, porque tem muita dificuldade no desenho de moldes, então, porque insistir na dificuldade, sendo que já existe um método prático que faz você ampliar moldes apenas com duas medidas? E o Corte de Ouro já está há mais de 80 anos no mercado e continua superatual. Conheça mais assistindo ao vídeo e compre aqui.

Compartilhe suas experiências

O lado bom da evolução tecnológica é que ela conecta pessoas. Use as redes sociais e não tenha medo de compartilhar as suas experiências e dar importância às experiências dos outros. Assim, você consegue assimilar muitos truques de costura e utilizar todo o aprendizado na prática, principalmente se você é iniciante e não sabe muito bem por onde começar.

truques-para-costura

Leia também:
15 truques de costura para usar e favoritar
Como inovar na costura e modelagem? Conheça os truques!

Não tenha medo de errar

Este é um truque de costura que muita gente não coloca em prática justamente pelo fato de ter receio de gastar tempo e material. É preciso ter em mente que errar faz parte do processo e é muito necessário para a evolução pessoal e, claro, profissional. Quando se é iniciante, principalmente, investir um tempinho no conhecimento e nos testes é fundamental e uma forma de garantir muito mais experiência. Sabe quando vovó dizia que só com erro é que se aprende? Pois é, ela estava certa!

truques-de-costura

A tesoura é como uma faca para um chef de cozinha

Os chefs de cozinha são unânimes: uma faca afiada é a principal ferramenta para o preparo de alimentos. Mas você pode se perguntar o que as costureiras têm a ver com isso, sendo que são ofícios completamente diferentes? TUDO! Profissionais da costura e modelagem usam a tesoura para completamente tudo: cortar tecido, o papel da modelagem, os fios, enfim. Por isso, um bom truque de costura é ter uma tesoura sempre à mão. Mas vale ressaltar que não é qualquer tesoura, não! O segredo está em usar uma tesoura própria para este fim, pois elas são mais anatômicas, não comprometem o tecido e oferecem mais segurança.

truque-de-costura

Alinhave tudo

pesquisa-alinhavar.
Alinhavar nada mais é que fazer pequenos pontos manuais com linha e agulha antes de partir para a máquina de costura. E muitas vezes esta prática é deixada de lado simplesmente pela correria do dia a dia. No entanto, mais do que um truque de costura, este é um segredo para deixar qualquer roupa com pontos perfeitos. Isto porque os pontos provisórios dão um norte de como sua roupa ficará definitivamente. Portanto, use esta prática com moderação, ok?

truques-de-costura-dicas

Por curiosidade, o blog Super Zíper, já fez até uma pesquisinha (foto) pra saber se os costureiros de plantão alinhavam ou não, e o resultado surpreende.

Agora conta aqui nos comentários qual é o seu truque de costura. Se gostou do post, compartilhe nas suas redes sociais!

Imagens: Friends Centre, Farmingdale School District, Videoblocks, Annika Victoria.