15 truques de costura para usar e favoritar ♥

segredos-para-costura-truques

Os truques de costura e modelagem que separamos são o que você precisa para trabalhar melhor. Confira, anote tudo e conte seu segredinho pra gente também!

Ah, experiência. Só mesmo os anos de prática pra nos deixar muitos mais sagazes na arte de costurar, né? O tempo, além de mostrar o caminho certo, faz com que a gente aprenda que o mundo da moda e costura é recheado de velhos truques de deixar qualquer trabalho muito mais simples e prático. E é por este motivo que nós resolvemos listar aqui alguns truques de costura que conhecemos para facilitar a vida daqueles que estão dando os primeiros passos nesta área.

E aí, vamos aprender alguns truques de costura?

Nós fizemos uma pesquisa na internet e ainda contamos com a nossa experiência para deixar esta matéria sobre truques de costura bem completa. Mas, sinta à vontade para deixar este post bem completo, pois nós vamos adorar contar com a sua contribuição!

dicas-de-costura
Risquinhos nos dedos

Faça dois risquinhos nos dedos para delimitar a distância entre os pontos de costura. Isto faz com que seu trabalho fique uniforme e perfeito.

Carretel de grampos

Quando realizamos um trabalho de costura, é natural que existam sobras de fios. Se você descosturou alguma peça ou por algum motivo o carretel quebrou, que tal usar grampos de roupas para deixar tudo organizadinho?

dicas-costura

Organização das fitas

Se você tem um ateliê de costura artesanato, com certeza tem MUITAS fitas de cetim. Às vezes, elas ficam guardadas em uma gaveta ou armário e por lá permanecem esquecidas. Então, este truque vai fazer você deixar tudo organizado e sempre à mão. Basta ter uma bandeja plástica furadinha ou uma caixa de sapato e pronto!

segredos-para-costura

Sabonete almofadinha

Nada contra as almofadinhas para agulhas e alfinetes, até mesmo porque já ensinamos a fazer uma aqui. Mas, quem quer praticidade e de uma hora para outra perdeu sua almofadinha, um sabonete pode ajudar a quebrar um galho e ainda deixar o seu ateliê cheirosinho. É claro, de preferência, use aqueles sabonetes de leite que são mais macios e não vão fazer a suas agulhas mais fininhas entortarem.

segredos-de-costura

truques-de-costura.
Spray na ponta do fio

Quem nunca teve dificuldade de passar o fio na agulha que atire a primeira pedra. Além daquela dica que atravessa gerações e que continua sempre atual, a da saliva, existe outro truque de costura mega interessante: basta pulverizar um pouquinho de spray de cabelo na ponta do fio pra ele ficar reto e mais firme.

Caixinhas de tic tac para fitas de cetim

A gente ama reutilização. Isto significa sustentabilidade, amor ao planeta e muita, mas muita criatividade. Por isso a gente amou esta ideia: usar aquelas caixinhas de balinhas para organizar aqueles pequenos carretéis de fitas que muitas vezes ficam perdidos no meio do ateliê.

segredos-costura

Na mesma ideia de reaproveitamento, outra inspiração superbacana é utilizar potes de conserva para organizar fios e fitas.

Não perca suas tesouras!

Além da máquina de costura, claro, outra ferramenta mega importante dentro de um ateliê é a tesoura. E, vamos combinar, eita acessório fácil de se perder dentre os moldes e retalhos, não é? Mas com este truque, isto nunca mais vai acontecer, basta usar um pedacinho de cetim para fazer um adereço para o pescoço.

dica-de-costura

Achou a ideia ruim? Que tal colocar um pedaço de imã na parede e organizar as tesouras pelo magnetismo? Nada mal também, né?

Desenhe moldes com precisão

Este é um dos truques de costura e modelagem que a gente sempre fala aqui, mas não custa nada repetir! Trata-se do método modelagem Corte de Ouro no qual você desenha moldes apenas com duas medidas. Isto mesmo! O kit conta com quase 300 moldes, fita métrica especial e mais acessórios que te ajudarão a desenhar com total precisão. Para mais informações sobre este produto, é só clicar aqui.

truque-costura

truques-costuraBotões conservados

Este post aqui dá diferentes razões para você usar esmalte incolor. Definitivamente, ele serve pra muitas coisas, inclusive como um truque de costura para guardar para a vida: use esmalte incolor para conservar a costura e deixá-la mais resistente.

E aí, gostou dos nossos truques de costura? Tem mais algum segredinho que gostaria de contar pra gente? Deixe sua dica nos comentários!

Imagens: Pinterest