Costurando o bem. Grupos voluntários no Brasil costuram para crianças carentes!

Confira aqui dois projetos que costuram voluntariamente para crianças carentes. Um dos grupos costura para crianças carentes do Sertão e algumas regiões carentes de Recife, enquanto o outro costura para crianças carentes da África.

Foto matéria costurando-

Foto retirada do site “Vestidos em algodão para as meninas do Sertão”

Com uma grande vontade de fazer o bem vários grupos foram formados com a intenção de costurar roupas novas para crianças carentes da África e do Brasil. São organizações sem fins lucrativos, dependem de doações e trabalho voluntário. Contando com o apoio das pessoas, recebem muitas doações e ajuda nos trabalhos.

Nas páginas do Facebook são divulgadas várias fotos com agradecimentos das doações que chegam a todo momento. Nesse post vamos falar sobre dois projetos de costura para crianças carentes super legais e encantadores!

Vestidos em algodão para as meninas do Sertão

  Thereza Maria Matos, técnica judiciária, idealizou o projeto “Vestidos em algodão para as meninas do Sertão” e convidou sua amiga Aida Cristina, funcionária pública, para participar. A intenção era costurar um vestido por dia totalizando 301 vestidos, de 01-03-2015 à 20-12-2015, para as meninas do Sertão de Pernambuco, mas a página do Facebook foi atraindo muitas pessoas que queriam ajudar e a produção aumentou, já passaram de 2.500 peças de roupas.

Quando perceberam que o projeto estava crescendo decidiram que era o momento de atender também aos meninos. Aida e sua amiga, Tetê Wanderley, separam as roupas por idade, de 02 à 12 anos, separam as camisetas e bermudas para montar kits para os meninos e vestidos para as meninas. Para receber as roupas, as crianças precisam ser pré-cadastradas e já são quase 2.000 cadastradas. A primeira entrega já foi feita em um sítio próximo à Belo Jardim, o momento foi filmado e fotografado. A alegria das crianças ao receber uma peça é o que mantém o projeto firme e contando cada vez com mais colaboradores.

Registro da primeira entrega do grupo "Vestidos em algodão para as meninas do Sertão"

Registro da primeira entrega do grupo “Vestidos em algodão para as meninas do Sertão”

Registro da primeira entrega do grupo "Vestidos em algodão para meninas do Sertão"

Registro da primeira entrega do grupo “Vestidos em algodão para meninas do Sertão”

Vestidinhos com amor

O grupo foi criado em março de 2015 no Rio de Janeiro por Cristina Lobianco que chamou suas amigas para participar. Cristina convidou três amigas para participar, mas nenhuma sabia costurar, contaram com a ajuda de mães, tias sogras e foram aprendendo a costurar modelinhos simples através de vídeos da internet. Lilian Weber, uma idosa de 99 anos, foi o que incentivou Cristina a começar os trabalhos. A idosa costura um vestido por dia para doar às crianças carentes da África.
Hoje, o grupo Vestidinhos com Amor conta com três coordenadoras: Valéria Araújo, Cristina Lobianco, ambas do Rio de Janeiro e Andrea Tenório, que mora em Recife. Contando com 560 membros que ajudam com as doações, costurando e ajudando nas entregas.

De março até agora foram enviados 200 vestidinhos e algumas bermudas para a ONG “Little Dresses for África”. Além de ajudar as crianças carentes da África, no dia das crianças a ong entregou cerca de 160 roupinhas para crianças na periferia de Jaboatão dos Guararapes, na creche Lar Esperança. Também entregaram para 25 crianças do setor de pediatria do Hospital das Clínicas da UFPE. Recebem doações de tecidos e roupas novas para os meninos, bermudas e camisetas.

Agora estão em campanha para fazer as entregas do natal, que começou no mês de Novembro. A primeira meta é entregar roupas para crianças em situação de rua no Recife, a ong também tem a intenção de atender mais creches e outras instituições.

Registro de uma das entregas da "Vestidinhos com amor"

Registro de uma das entregas da “Vestidinhos com amor”

Registro de uma entrega da "Vestidinhos com amor"

Registro de uma entrega da “Vestidinhos com amor”

Conheça melhor o trabalhos dessas duas organizações:

 

Vestidos em algodão para as meninas do Sertão

Facebook Vestidos em Algodão para Meninas do Sertão

Site

Vestidinhos com amor

Facebook Vestidinhos com Amor

Site