5 erros comuns de quem começou a usar o Corte de Ouro

corte-de-ouro

Usar o Corte de Ouro é simples, no entanto, separamos alguns segredinhos que vão facilitar a vida de quem está começando neste método de modelagem. Confira!

Por mais que você tenha aprendido a lição de casa no que se refere a modelagem e costura, sempre pinta uma dúvida ou outra na hora da prática. Quando o assunto é usar o Corte de Ouro, então, é muito importante estudar um pouquinho o produto e entender como ele funciona para não cometer erros durante a ampliação dos moldes de roupas. De fato, nas primeiras experiências, é natural que a gente se embaralhe um pouco e acabe achando o método um pouco complicado, mas isso não dura nem cinco minutos!

Leia também:
Como ampliar molde de roupa com o Corte de Ouro?

E, ainda, para te ajudar, nós tratamos de fazer um post completo com os erros mais comuns entre aqueles que estão usando o Corte de Ouro. Na lista, nós separamos equívocos, muito presentes nos comentários e e-mails que mandam pra gente, e que agora não vão mais acontecer, graças aos conselhos que separamos aqui embaixo. Compartilhe com seus amigos e amigas que também tem o produto ou que acabaram de comprar – eles vão agradecer muito por estas dicas!

1. ERRO: Achar que o Corte de Ouro não requer leitura

Nós sempre falamos aqui no blog que o Corte de Ouro é o método de modelagem mais simples do mercado. Com mais de 80 anos de tradição, o produto ainda continua sendo a alternativa mais prática para quem quer ampliar moldes de roupas. De fato, vamos combinar, que outro produto permite desenhar apenas com duas medidas do corpo, né?

usar-corte-de-ouro-dicas

Por ele ser tão simples, o interessado em questão não precisa entender de modelagem, tampouco precisa consumir mil bibliografias sobre o tema, porém, isto não significa a ausência de leitura completa. É muito importante que você, ao comprar o método Corte de Ouro, dê atenção às primeiras páginas do livro base, pois é ali que estão informações pertinentes sobre o método em si, bem como existe uma tabela de símbolos que serão usados durante todos os moldes que fizer. Isso vai evitar dores de cabeça, principalmente na hora de costurar o molde de roupa.

usar-o-corte-de-ouro-dica2. ERRO: Não utilizar o papel de modelagem correto

Ok, você leu as instruções sobre o Corte de Ouro no livro base e agora está preparado para começar, certo? Então, prepare a sua mesa de trabalho com os acessórios do kit, além do papel utilizado para a ampliação do molde de roupa. O papel, inclusive, é o único item que não acompanha o kit Corte de Ouro, portanto, é preciso ir até uma loja especializada e adquirir um rolo de papel que oferece a resistência necessária para manusear sem rasgar. Nós, particularmente gostamos bastante do papel pardo – este aí da foto, marronzinho, muito usado por crianças em escolas. Usar ele não tem erro e a tinta da canetinha não vai borrar.

corte-de-ouro-usar

3. ERRO: Não ter pelo menos uma mesa firme para o trabalho

Quem está começando pode, muitas vezes, não ter um cantinho ou um ateliê para realizar suas atividades de corte e costura, no entanto, recomendamos que você crie uma estrutura básica para, justamente, não comprometer o resultado final dos seus desenhos. Ao fazer um molde de roupa do Corte de Ouro, por exemplo, é bem importante contar com uma mesa firme, que não vai balançar no processo de elaboração e ligação dos pontos.

usar-corte-de-ouro

Um truque: como você precisa espetar um alfinete no centro do molde, utilize uma borracha escolar na parte de trás do papel para garantir que a fita métrica ficará bem presa e ao mesmo tempo com pleno movimento durante a marcação dos pontos.

4. ERRO: Achar que a fita métrica do Corte de Ouro é comum

Além de ler todas as informações contidas no livro base, manuseie a fita métrica do Corte de Ouro e esmiúce ela a fundo, afinal, ela não é uma fita métrica convencional e a peça é a sua ferramenta principal para a elaboração dos moldes de roupas – sem ela, é impossível ampliar os moldes do produto.

como-usar-corte-de-ouro

5. ERRO: Pensar que o Corte de Ouro é um sistema universal de moldes

Usar o Corte de Ouro é extremamente simples, mas vale lembrar que o sistema só funciona para os moldes exclusivos do produto, ou seja, de nada adianta utilizar a fita métrica em moldes de revistas ou usar os moldes do Corte de Ouro como se fosse croquis convencionais. É preciso não misturar os processos e entender que métodos de modelagem funcionam de modo distinto e que cabe a você interpretá-los e tirar o melhor de cada produto!

usar-o-corte-de-ouro

Agora, na sinceridade, você já teve alguma dificuldade em usar o Corte de Ouro? Conte pra gente a sua experiência nos comentários. Se você tiver alguma dúvida, prometemos esclarecer tudinho pra você aqui!