Categorias
Negócios

Dicas para uma Gestão de Estoque de sucesso

Quem tem qualquer negócio sabe muito bem que a gestão de estoque pode ser uma grande dor de cabeça… e com os pet shops isso não é diferente, com seus muitos itens.

Desde ter produtos empacados nas prateleiras, até mal aproveitados, enfim, é fundamental apostar numa boa gestão de estoque para que não ocorra desperdício do que foi investido e para que seu negócio sobreviva.

A boa notícia é que já podemos contar com várias alternativas e estratégias na hora de gerenciar seu estoque de uma forma simples e prática. Vamos conhecer algumas?

Promoções

Faça um levantamento daqueles produtos mais difíceis de sair e procure fazer promoções agregando valor como, por exemplo, ração + uma coleira por um investimento diferenciado.

Também vale investir em ações promocionais, em brindes, tornando a venda mais atrativa, com estratégias de marketing certeiras.

Ou mesmo, se preferir, vale apenas vender os produtos por um valor menor, até o de custo, principalmente, se a data de validade estiver para vencer.

Produtos a vencer

Então, aqueles produtos que estão com vencimento próximo, sem dúvida, são os mais recomendados para que seja feita uma promoção. Para isso, vale oferecer um preço bem pequeno para os produtos que os clientes geralmente compram. Mais vale lucrar pouco, ou menos, do que perder produtos pela validade vencida.

Procure colocar os produtos que estão com a validade próxima no seu ponto de venda de uma forma super chamativa.

Não esqueça que produtos vencidos JAMAIS devem ser comercializados, por isso, aproveite para fazer promoções enquanto ainda dá tempo!

Monitorando as vendas

Certamente, é fundamental acompanhar, monitorar as vendas, justamente, para ter a noção exata do que está mais saindo do seu estoque, e também, claro, para identificar aqueles produtos que são mais difíceis de serem vendidos.

Acredite, monitorando as vendas, poderá investir de forma mais certeira em novos produtos e, dessa forma, poder vender mais e melhor.

Inventários

Para uma melhor gestão do estoque, sem dúvida, vale investir na constante realização de inventários, fazendo um levantamento fiel de cada um de seus produtos. 

E para aqueles estoques virtuais, a dica é apelar para uma de muitas ferramentas de gestão, como, por exemplo, a Nuvem vet, que oferece o melhor cutso benefício do mercado, por isso a preferida do momento.

E não podemos deixar de citar as planilhas eletrônicas como alternativas para quem não puder investir em um sistema de gerenciamento de produtos, embora, como dito acima, existem sistemas atualmente que cabem em todo tipo de bolso.

Treinamento

Seja o negócio que for, e com um Pet Shop isso não é diferente, investir em treinamento de funcionários é fundamental e decisivo para o sucesso de seu empreendimento.

Funcionários treinados garantem sempre melhores resultados.

Por isso, procure treinar seus funcionários, além de poupar tempo, a médio e longo prazo, isso irá ajudar nos processos internos, além de possibilitar que você possa priorizar processos mais importantes. 

Indicadores de desempenho

É muito importante para uma perfeita gestão de estoque, investir em Indicadores de desempenho, ou KPI’s (Key Performance Indicator), justamente, para poder medir, através de informações coletadas, o desempenho dos processos da empresa e, dessa forma, definir as melhores estratégicas para alcançar suas metas. 

Sem dúvida, nessas horas, contar com um bom programa de gestão pode fazer toda a diferença, já que eles oferecem todo esse balanço, indicando os produtos mais procurados, ou seja, que não podem faltar no seu estoque, possibilitando uma melhor organização do seu estoque.

Sistema de gestão

Pronto, deu para perceber que embora possa parecer simples, um controle de estoque não é tarefa das mais fáceis, ainda mais quando se lida com muitos e diferentes itens.

Dessa forma, Sistemas de gestão de estoque para pet shops pode ser de uma enorme ajuda para quem não entende muito de gestão e/ou não pode gastar com um profissional para essa função.

Sem dúvida, contar com um controle automatizado de todos os processos pode fazer toda a diferença no funcionamento de seu negócio. E se o que procura é um sistema que ofereça tudo o que precisa na gestão e administração de seu Pet Shop, o Nuvem Vet pode ser o que precisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *